Bispos, padres e diáconos da Diocese de Erexim implementam Ano do Laicato

Dom José presidiu a primeira reunião do ano dos padres e diáconos da Diocese de Erexim, com a participação de Dom Girônimo, nesta terça-feira, no Seminário de Fátima. Entre outros assuntos, a pauta do dia incluiu Ano do Laicato, participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude em 2019, visitas pastorais do Bispo no corrente ano, Curso sobre Pastoral da Consolação e da Esperança, Lar Sacerdotal, questões administrativas, contábeis e trabalhistas e várias comunicações de diversas pastorais.

Atividades do Ano do Laicato: Luiz Tomazelli, membro do Movimento Familiar Cristão da Paróquia de Barão de Cotegipe, pequeno empresário e integrante da comissão diocesana de leigos, relatou o andamento da mesma e apresentou algumas iniciativas que ela propõe para o Ano Nacional do Laicato instituído pela Igreja Católica no Brasil. Entre elas, encontro de leigos a serviço da Igreja em cada paróquia; semana missionária de 12 a 19 de agosto, no contexto da Semana Nacional da Família, com atividade específica das pastorais junto às famílias; encontro diocesano de leigos na tarde do dia 25 de novembro, solenidade de Cristo Rei, no Salão de Eventos da URI.

Questões administrativas, contábeis e trabalhistas: Ildo Benincá, com colaboradores da Cúria Diocesana, expôs relatório financeiro do exercício de 2017 do conjunto da Diocese, da Cúria Diocesana e dos Seminários. Ele apresentou também relatório completo do projeto de revitalização do Santuário de Fátima, registrado em volumoso dossiê que fica para o acervo histórico da Diocese. A equipe comentou  requisitos legais em relação a funcionários das secretarias paroquiais, dos Seminários e da Cúria Diocesana, decorrentes da reforma trabalhista, bem como normas jurídicas e contábeis.

Participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude em 2019: O novo assessor diocesano da Pastoral da Juventude, Diácono Jean Carlos Demboski, em estágio pastoral na Catedral, prestou informações sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude, de 21 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá e a perspectiva de jovens da Diocese participarem. Cada Área Pastoral verá a identificação de um representante ou mais. Ver-se-á também como angariar recursos para as despesas que giram em torno de R$ 4.500,00 por pessoa entre viagem e inscrição.

Visitas pastorais: Dom José referiu que, neste ano, sua visita pastoral será diferente da primeira que realizou, percorrendo a cada ano, todas as comunidades e escolas das paróquias de uma Área Pastoral. No ano em curso, a visita será um encontro dele, acompanhado por colaboradores da Cúria Diocesana e do Coordenador de Pastoral, com todas as lideranças de cada paróquia, numa manhã ou numa tarde, para expor aspectos pastorais, administrativos, jurídicos e contábeis.

Lar Sacerdotal: Preocupação comum de quase todas as dioceses do Brasil é ter local adequado para proporcionar o cuidado necessário a padres idosos e/ou doentes. Este assunto vem sendo refletido há mais tempo na Diocese de Erexim. A propósito, Dom José apesentou um pré-projeto de adaptação de uma parte do Seminário de Fátima para esta finalidade com orçamento inicial dos custos. A equipe de Pastoral Presbiteral ficou de analisar como encontrar os recursos necessários, que deverão incluir contribuição dos próprios padres, das Paróquias e da Diocese, bem como campanhas específicas para esta finalidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais