Programa de diversidade linguística da UFFS capacita 60 acadêmicos e servidores

Cursos de Libras, espanhol, inglês, francês e crioulo continuarão em 2020, contemplando também a comunidade regional

Na última terça-feira (3) a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizou uma atividade de encerramento das ações deste semestre do programa de extensão “Diversidade Linguística: compartilhar saberes para quebrar barreiras”. O programa tem por objetivo compartilhar saberes a partir da diversidade linguística presente no Campus, potencializando a quebra de barreiras comunicativas, sociais, econômicas e culturais. Para tanto, uma das ações é a oferta de cursos de Libras, espanhol, inglês, francês e crioulo (ou créole).

Os cursos são ofertados para servidores e acadêmicos, que também atuam como instrutores, como é o caso dos alunos haitianos. Cada curso promoveu, ao longo do semestre, duas aulas por semana. Cerca de 60 pessoas participaram das capacitações.

A intérprete de Libras do Campus, Sheila Bassoli, é vice-coordenadora do programa e atuou como colaboradora em um dos cursos. “A experiência foi maravilhosa”, conta ela. “Esse primeiro momento foi um projeto piloto para identificarmos o que precisa ser melhorado. O resultado foi muito bom, os alunos adoraram as aulas e tivemos uma equipe, composta por acadêmicos e técnicos-administrativos, que se dedicou para que essa experiência fosse especial para todos”, destaca Sheila.

“O objetivo do projeto com toda certeza foi alcançado. Aproximamos pessoas de idades, etnias, culturas e cursos diferentes. Penso que a contribuição maior desse projeto está alinhada à proposta inicial da nossa Universidade, que é a integração, interação e inclusão, e que, apesar de ter ‘fronteira’ no nome, é feita por pessoas que querem cada vez uma UFFS e uma sociedade para todos. Acredito que começar conhecendo a língua, a cultura e as vivências do outro é o primeiro passo”, diz.

Conforme a equipe do programa, os cursos continuarão em 2020 e serão abertos também para a comunidade regional.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais