Sossella e prefeito Lirio participam de reunião que debateu questões do setor citricultor

Na quarta-feira (4), o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) acompanhou o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta (PDT), em reunião com o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, e representantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e do Comitê Técnico Setorial da Citricultura do Alto Uruguai, além de demais lideranças e demais deputados.

No encontro foi debatido a respeito da Instrução Normativa 37, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que entrou em vigor em setembro e rege as normas de produção, processamento e transporte de frutas.

A Amau e o Comitê Técnico Setorial destacaram que há necessidade de um período de transição, pois são aproximadamente 2 mil pequenos produtores rurais e familiares que precisam se adequar à nova legislação, principalmente pela proximidade da safra. Também relataram outros problemas, como transportadores que não podem lacrar a carga, pois entregam em vários estabelecimentos; a deficiência de pessoal técnicos para emissão de CFO e CFC; falta de estrutura do órgão fiscalizador do Estado; e a ausência de normas para produção, desinfecção e transportes de orgânicos.

Como auxílio nesta luta foi criado um grupo de trabalho pra tratar do tema e também será marcada uma audiência em Brasília, no Ministério de Agricultura, para debater as reivindicações.

Também participou do encontro o assessor Zé Vicenzi.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais