Encontro de Migrantes é realizado em Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Na tarde de sábado, 03, na sala São José do Seminário Nossa Senhora de Fátima, ocorreu encontro com migrantes na cidade de Erechim, promovido pelo Padre James-son Mercure, haitiano, coordenador do setor de Mobilidade Humana do Regional Sul 3 da CNBB e do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (CIBAI) dos padres carlistas scalabrinianos de Porto Alegre, acompanhado pelo voluntário venezuelano Jesus Guayapero.

A Cáritas diocesana apoiou o encontro e assessorou na organização e convite aos migrantes. Com a presença de aproximadamente 60 haitianos e senegaleses, após a acolhida dos migrantes e dos assessores do encontro pelo coordenador diocesano da Cáritas, João Agnoletto, padre James-son iniciou o encontro apresentando-se e animando a todos a partilhar as conquistas e desafios.

Os participantes puderam então verbalizar as grandes dificuldades enfrentadas, desde a chegada ao Brasil, distantes de sua pátria.

O professor universitário Sérgio Mosele, presente no encontro, ressaltou a importância das associações dos migrantes e também situou a realidade desafiadora que os migrantes enfrentam em nosso município bem como as conquistas já alcançadas.

Padre James-son discorreu também sobre alguns aspectos frente à atual crise que afeta a sociedade como um todo, atingindo especialmente os migrantes, como desemprego, insegurança alimentar, dificuldades com o idioma, regularização da documentação, acesso à moradia e à saúde entre outros. Frisou que o objetivo do encontro foi de conhecê-los, conhecer suas realidades e dificuldades para melhor ajudar na organização das associações e outras ações concretas.

Foram algumas horas muito proveitosas com troca de experiências e informações entre os migrantes.

O encontro foi finalizado com um momento de confraternização entre os migrantes

Get real time updates directly on you device, subscribe now.