Lançado oficialmente o 9º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

Festejos farroupilhas se desenvolvem de 14 a 20 de setembro de 2018

O CTG Tropilha Crioula foi palco do lançamento oficial do 9º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, que acontece de 14 a 20 de setembro. O evento foi realizado na noite de sábado, 4 de agosto, na presença de mais de 720 pessoas, entre elas o Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, e a Primeira-Dama Karina Soligo, o Vice-prefeito Elgido Pasa e a esposa Anelita Pasa; a Patrona do 9º Acampamento Farroupilha,  Marisa Teresinha Konzen; a  Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto,  Sandra Betiatto; integrantes da Corte dos 80 Anos do Município,  a Rainha Lurian Fenske e a Princesa Ingrid Pelissari Kravos; representando o CTG Tropilha Crioula,  José Valdir da Silva; secretários municipais, vereadores, patronos do Acampamento Farroupilha de edições anteriores e demais autoridades.

A solenidade iniciou com os pronunciamentos das autoridades, anúncio da Patronesse do 9º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, Marisa Teresinha Konzen, e lançamento oficial da programação do AF, através de um vídeo, encerrando com jantar e baile animado pelo grupo “Os Mirins”.

A realização do evento cultural e tradicionalista mais esperado do ano, o Acampamento Farroupilha tem como meta sensibilizar crianças, jovens, adultos e idosos a cultivar a tradição gaúcha através do conhecimento da história do Rio Grande do Sul, enfatizando a sua importância social e cultural. Em 2018, o tema dos Festejos Farroupilhas é “Unindo Gerações para construir o amanhã”.

A Comissão Organizadora é integrada pela Prefeitura de Getúlio Vargas, através das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto, Desenvolvimento Econômico, Obras, ACCIAS, CDL, representações da AERT, CTGs Getúlio Vargas, Tropilha Crioula, Potro Xucro, DTG Laços da Amizade, Farroupilha/Cavalgada da Integração, Faculdade Ideau, Lar da Menina, Rotary Club, Lions Clube, Rincão Gaúcho e ARC-54.

 

PRONUNCIAMENTOS

O representante do CTG Tropilha Crioula, José Valdir da Silva, anfitrião do evento, fez a abertura saudando todas as pessoas presentes e desejando que todos se sentissem em casa.

A Patrona do AF 2018, Marisa Teresinha Konzen, agradeceu a todos pela homenagem e desejou uma boa festa a todos.

Encerrando os pronunciamentos, o Prefeito Mauricio Soligo saudou os presentes, destacando o tema do 9º Acampamento Farroupilha “Unindo Gerações para construir o amanhã”, afirmando que a Administração Municipal se sente feliz em estar proporcionando esse evento para a comunidade de Getúlio Vargas. Agradeceu a todos que se envolveram e estão se envolvendo para a realização do  Acampamento Farroupilha.  Soligo agradeceu à Marisa Teresinha Konzen por aceitar o convite para ser Patrona do 9º Acampamento Farroupilha, especialmente por ela representar o tradicionalismo do município. O prefeito agradeceu o seu exemplo de vida e por iniciar e continuar a tradição gaúcha no em Getúlio Vargas. Encerrou convidando a todos a prestigiarem o 9º AF de Getúlio Vargas.

 

A PATRONESSE

Ao apresentar a Patrona do 9º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, o mestre de cerimônias perguntou: Quem não conhece a Marisona? Pela sua simplicidade, pela sua forma de tratar o ser humano, sem diferenciar valores, sempre tratando a todos com muito respeito junto de sua família? Dando continuidade, afirmou que sempre que pode, Marisa participa de eventos em entidades tradicionalistas na cidade e região, destacando que em todos os cantinhos ela tem amigos.

A Patrona do 9ª AF de Getúlio Vargas iniciou sua lida “campeira” junto com a família “O Fandango do Corredor” (na Br 153 – Chácara do Rebelato). Lá reuniam-se gaiteiros e violeiros para cultuar a tradição gaúcha.

Marisa participava também da Cavalgada da Integração, onde ajudava de várias maneiras, fazendo as jantas e participando de seus passeios. Construiu o Galpão na esquina da sua casa, onde juntava toda vizinhança para comemorar a Semana Farroupilha. Eram dias cheios de alegria, onde os vizinhos e amigos partilhavam os alimentos para serem preparadas as refeições. Marisa gosta muito de entrevero de gente, acha sempre uma forma de cultivar amizades e interagir com o povo.

Para a Patrona do 9º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, se alguém não usar pilcha não deixa de ser Gaúcho, porque, na sua opinião, “carregamos no sangue o tradicionalismo. Nosso coração já nasceu pilchado.”

 

PROGRAMAÇÃO

14/09 – Sexta-feira

20 horas –        ABERTURA OFICIAL DO 9º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE GETÚLIO                            VARGAS

                        Chegada da Chama Crioula

21h30min –                 Show com Mano Lima

22h30min –     Apresentação Grupo Vento Negro

                           

15/09 – Sábado

14 horas –        Aberto para visitação

21 horas –        Apresentação artística: CTG Getúlio Vargas

22 horas –        Show com: João Luiz Corrêa

24 horas –        Apresentação: Os Reis do Fandango

 

16/09 – Domingo

13 horas  –       Programa de Rádio – “Ronda Crioula”- Rádio Sideral e AERT, CTGs Getúlio Vargas e                                Tropilha Crioula

15 horas –        Mateada com os Grupos da 3ª Idade

Animação: Nelson Banda Show

19 horas –        Celebração Crioula

20 horas –        Apresentação artística: CTG Tropilha Crioula

21 horas  –       Baile: Grupo Coração Gaúcho

 

17/09 – Segunda-feira (com agendameto)

9 horas –          Aberto para visitação

14 horas –        Escola do Chimarrão (Patrocínio Sicredi)

19h30min  –    Escola do Chimarrão (Patrocínio Sicredi)

21 horas –        Apresentação: Grupo Fandango Serrano

 

18/09 – Terça-feira (com agendameto)

9 horas –          Escola do Chimarrão (Patrocínio Sicredi)

14 horas –        Aberto para visitação

19h30min –     Escola do Chimarrão (Patrocínio Sicredi)

20h30min –     Apresentação artística: DTG Galpão Nativo

21h30min –     Apresentação: Grupo Os Guris do Fandango

 

19/09 – Quarta-feira (com agendameto)

9 horas –          Peça Teatral: História de Galpão – Grupo Aldeia Teatral

10 horas –        Torneio da Vaca Parada

14 horas –        Apresentação do Programa AABB Comunidade

14h30min –     Peça Teatral: História de Galpão – Grupo Aldeia Teatral

15h30min –     Torneio da Vaca Parada

20h30min –     Apresentação artística: DTG Laços da Amizade

22 horas –        Show com Tchê Guri

 

20/09 – Quinta-feira

A partir das 7h Café de Chaleira no CTG Getúlio Vargas

15 horas –        Desfile Farroupilha em frente ao Altar da Pátria

(Rua Prof. Francisco Stawinski)

16 horas –        Solenidade de encerramento com arriamento dos pavilhões

                        Extinção da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha         

 

INFORMAÇÕES GERAIS

            Durante a programação do Acampamento, todos os galpões estarão abertos para visitação das 14 horas às 23 horas.

Será disponibilizado, gentilmente, água quente e erva-mate patrocinado pelas ervateiras.

            O hasteamento dos pavilhões acontecerá no dia 14/09, e o arriamento no dia 20/09.

 

Comentários estão fechados.