Curso na área de produção de alimentos atrai pessoas de diversas regiões do Estado

Janice de Oliveira Pereira, de Quinze de Novembro, integra o grupo de 18 pessoas de diferentes regiões do Estado que está em Erechim participando do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O curso, que começou na segunda-feira (02/07), tem duração de uma semana e é oferecido pelo Centro de Treinamento de Agricultores (Cetre).

“Eu gostei muito. É um curso bastante diversificado com teoria e prática, envolvendo legislação, é bem o que precisamos”, elogiou Janice, que é funcionária do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Quinze de Novembro. “Estamos nos organizando para implantar o Sistema de Inspeção Municipal (SIM)”, justificou ela.

O conteúdo teórico e prático que tanto tem agradado os alunos tem carga horária de 40 horas e é ministrado por instrutores da Emater/RS-Ascar, nutricionista Emanuele Bieniek, bióloga Adriana Memlak, farmacêutica Karen Marchetto e engenheiros agrônomos Gaspar Scheid e Carlos Angonese.

Entre os diversos temas abordados durante o curso, os instrutores dão ênfase ao papel da agroindústria familiar nos espaços social, cultural, econômico e ambiental; à elaboração da planta baixa do prédio; boas práticas agropecuárias; coleta de material microbiológico (técnica do Swab); doenças transmitidas por alimentos; controle de qualidade da água; higienização de instalações, equipamentos e pessoas; controle de pragas e transmissores de doenças.

Os instrutores também orientam o aluno na elaboração de documentos como Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e Manual de Boas Práticas de Fabricação, bem como na análise de perigos e pontos críticos de controle, rotulagem e legislação de agroindústria (sanitária, tributária e ambiental), entre outros temas.

Visita técnica

Também integra a programação do curso uma visita técnica. Nesta quinta-feira, a visita técnica ocorreu na agroindústria de embutidos Mariga.

A próxima edição do curso de BPF na produção de alimentos está prevista para outubro (22 a 26/10). Um mês antes, em setembro (10 a 14/09), será realizada uma edição do curso de BPF na produção de erva-mate.

Além do curso de Boas Práticas de Fabricação, o Cetre oferece cursos de Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães); Panificação e Processamento de Farináceos (biscoitos e bolachas); Citricultura; Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados; Gestão de Agroindústrias. Apoiam a iniciativa o Sicredi e a Cresol.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3321-0973 ou site www.emater.tche.br

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais