Aratiba realiza o I Jantar Ecológico

Evento foi realizado em parceria com o CETAP, Encontro de Sabores, comunidade da Linha Gruta e outras entidades

 

O evento reuniu centenas de pessoas na comunidade da Gruta, e contou com um cardápio variado com pratos á base de alimentos orgânicos, saladas diversas, vinhos e sucos de frutas nativas, todos provenientes de agricultores do município.

O Programa de Incentivo a Produção e Consumo de Alimentos agroecológicos é um dos projetos pioneiros do Governo de Aratiba em parceria com entidades e já conta com diversos agricultores certificados e muitos em fase de transição para a certificação.

Segundo o prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, o projeto é um novo conceito desenvolvido pelo Poder Público Municipal para viabilizar, gerar renda e aproveitar pequenos espaços das propriedades rurais, onde não é viável o plantio tradicional de grãos. Os produtores possuem garantia da comercialização de seus produtos, através de parcerias firmadas com instituições como o CETAP e a Ecoterra.  “Esse projeto é muito importante para o nosso município. Queremos mais saúde e qualidade de vida para os nossos munícipes, além de elevarmos a renda dos agricultores”, frisou o prefeito, lembrando que no projeto do Pacto por Aratiba, os produtores de orgânicos terão um incentivo de até 0,4 %. Granzotto também relacionou pavimentação da ERS 420 ao projeto. “Vamos criar a Rota dos Orgânicos e, com isso, colocar Aratiba em outro patamar de desenvolvimento e qualidade de vida”, disse o prefeito.

Segundo o assessor técnico do CETAP, Emelson Bonamigo, além de divulgar e promover a produção orgânica do Município, o evento também demonstrou os avanços da agricultura orgânica. “O evento, mostrou o potencial da nossa agricultura orgânica, pois o jantar também contou com pratos não convencionais que fogem um pouco da nossa cultura regional como o suco de frutas nativas. Outro ponto que merece destaque é a questão da segurança alimentar que as famílias têm ao consumir alimentos orgânicos e com certificado de origem e que, consequentemente, proporcionam mais saúde e qualidade de vida aos consumidores”, destacou Emelson.

“Queremos agradecer todas as entidades que realizaram este evento, os apoiadores, patrocinadores a comunidade da linha Gruta pelo espaço. É com muito orgulho que demonstramos a qualidade deste importante projeto para o município de Aratiba”, disse o secretário de Agricultura, Lenir Amélio Christaman.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais