Projeto que institui feriado municipal é aprovado no primeiro turno pela Câmara

Foi votada na última segunda-feira (5), durante a terceira sessão ordinária de 2018, a proposta de alteração da Lei Orgânica do Município que visa à criação de um feriado municipal em homenagem ao aniversário de Erechim. Inicialmente idealizado para instituir a data magna no dia 30 de abril, em comemoração à emancipação do município, o projeto ganhou uma emenda de autoria de seus próprios autores, os vereadores Claudemir de Araújo (PTB) e Mario Rossi (MDB), que modifica a data do feriado para 19 de março, dia do padroeiro de Erechim, São José. A proposta foi aprovada no primeiro turno no plenário e, precisa passar por mais uma votação, com a aprovação de pelo menos 12 parlamentares, para ser instituída de fato, sem necessidade de sanção por parte do Executivo.

O feriado no dia 19 de março passa a valer, no entanto, somente a partir de 2020. Antes disso, em 2018 e 2019, em virtude das comemorações do centenário de Erechim, o feriado será no dia 30 de abril. A modificação se deu como uma forma de chegar a um consenso em relação à repercussão que o projeto teve entre parte do empresariado da cidade, que considerava prejudicial ao comércio a realização de um feriado prolongado, já que o aniversário do município antecede 1º de maio, Dia do Trabalhador. Com a emenda devidamente aprovada e acrescentada ao projeto, o mesmo recebeu parecer positivo de 14 vereadores contra três.

De acordo com o vereador Mario Rossi, a intenção da proposta nunca foi colocar em conflito empregadores e empregados, e sim destinar uma data específica às homenagens ao município, prática bastante comum em diversas cidades. “Nosso único objetivo é celebrar o aniversário de nossa cidade, como 96% dos municípios gaúchos já fazem em seus dias de emancipação ou de seus padroeiros. Todos os municípios da Amau [Associação de Municípios do Alto Uruguai] fazem feriado nessas datas, exceto Erechim”, afirma o edil. Já Araújo destaca a necessidade de homenagear os pioneiros que transformaram Erechim em uma das mais importantes cidades do Rio Grande do Sul. “A administração municipal não pode deixar de prestar essa ímpar homenagem a todos os nossos munícipes”, ressalta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais