Projeto de Lei Legislativo de Márcio Pavoni institui no Município de Erechim o Dia Municipal de Doação de Sangue

         Aprovado, por votação unânime da Casa Legislativa, o Projeto de Lei Legislativo de autoria do vereador Márcio Pavoni, no qual institui no município de Erechim, o Dia Municipal de Doação de Sangue a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro.

Autor ressalta que o mesmo tem a finalidade de estabelecer no município de Erechim a conscientização sobre o tema e incentivar a doação de sangue para suprir a demanda de sangue e hemocomponentes dos hospitais locais.

Essa data já é comemorada a nível mundial, no dia 14 de junho e nacional, no dia 25 de novembro. “A escolha da data se justifica por ser marcante, pois marca a reabertura do Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, a fim de dar prosseguimento na sua missão única de ajudar a salvar vidas”. Sua origem como associação se deu em 1988.

“O processo de doação é fundamental e a instituição desta data que a incentiva também, pois depende da generosidade e da solidariedade das pessoas com o seu semelhante. A doação é feita de forma gratuita e voluntária, gesto simples que salva vidas”.

Além disso, pontua Pavoni, em determinados períodos ocorre a redução no estoque de alguns tipos de sangue. Por isso, é fundamental investir em campanhas para que a população se engaje e o sangue seja reposto.

A Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, popularmente conhecida como Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, é a entidade que tem papel relevante neste processo. Realiza há 27 anos o trabalho de aproximar a comunidade deste nobre gesto, que é a doação de sangue.

“Esse fato, por si só, dá grande relevância ao trabalho desta entidade que nada seria sem aquelas pessoas que de forma anônima e abnegada, doam o fluído vital para aqueles que das mais diversas situações o necessitam em extrema necessidade, seja em caráter eletivo, urgência ou emergência”, finaliza.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais