Hospinorte promove treinamento sobre cuidados com lesões de pele, curativos e ostomias

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul promoveu, dia 30 de outubro, mais um treinamento para as equipes que atuam nos hospitais associados à entidade. Devido à demanda de pacientes em tratamento de lesões de pele de diversas etiologias, esse treinamento teve como foco aperfeiçoar conhecimentos técnicos na prevenção e tratamento de lesões de pele, curativos e ostomias.

A palestrante foi a enfermeira Solange Sobbis, da Comissão de Pele do Hospital de Caridade de Erechim. O treinamento foi realizado no Auditório do Centro Clínico do HC. Segundo ela, as feridas são um determinante de continuidade da hospitalização, pois prolongam o tempo de internação, aumentam os gastos hospitalares, podem promover o aumento no uso de antibióticos e, com isso, elevar os riscos de resistência bacteriana, além de prejuízos ao estado mental do indivíduo. “O cuidado específico no tratamento das feridas é a base no processo de cura, ou seja, para alcançar um desfecho positivo do tratamento do paciente devem ser considerados, de modo amplo, tanto o paciente quanto a ferida. Para isso, é necessária a qualificação do profissional que atua diretamente com os portadores de feridas, sendo que o conhecimento científico e os curativos modernos são essenciais neste processo”, disse.

A enfermeira apresentou as complicações nas lesões de pele e os desafios para a equipe de enfermagem, responsável pelos cuidados. Falou sobre anatomia e fisiologia da pele, o processo de cicatrização, a sistematização no cuidar de feridas e as novas tecnologias no tratamento. Solange também abordou as complicações nas lesões de pele, como fazer os curativos e os cuidados com a higiene do mesmo e apresentou os principais problemas causados pelas ostomias.

A profissional apresentou estudos de casos e sua evolução e demonstrou, na prática, algumas técnicas, assim como novos medicamentos para utilização em lesões de pele.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais