Emater/RS-Ascar mostrará ações da Extensão Rural na Frinape 2018

A Emater/RS-Ascar participará da Frinape 2018, maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai, que acontece de 9 a 18 de novembro, em Erechim.  Em alguns espaços serão demonstradas ações de Extensão Rural praticadas pela Instituição junto aos públicos da agricultura familiar. Um dos atrativos será o “Caminhos da Sustentabilidade”, onde os visitantes poderão ver na prática o sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na horta, no pomar e na jardinagem, além de compostagem e exposição de abelhas sem ferrão.

No mesmo espaço, haverá demonstração de processamento artesanal de frutas, de condimentos e secagem de plantas medicinais. Também estarão expostas as diversas formas de aproveitamento de frutas em geleias, compotas, cristais de gengibre, abobara cristalizada, que serão preparadas no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).  “A ideia é reproduzir, tanto na área interna como interna, a utilização sustentável dos produtos disponíveis na propriedade”, explica a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Nadia da Rosa. “O aproveitamento das frutas, por exemplo, pode ser mais uma alternativa de renda para o produtor”, complementa

A Emater/RS-Ascar também participa da feira com um estande institucional, instalado junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, e distribuirá materiais educativos. Em um outro espaço da feira, o público poderá receber orientações e tirar dúvidas sobre energia fotovoltaica, reflorestamento e sobre produção de morangos em estufas no sistema irrigado.

 

Pavilhão da Agricultura Familiar

O pavilhão destinado à agricultura familiar abrigará cerca de 80 expositores, sendo a maioria de agroindústrias assistidas pela Emater/RS-Ascar. No local, os expositores vão comercializar produtos como embutidos, queijos, doces, chimias, derivados de leite, além de artesanatos.

 

Exposição de Animais

O pavilhão de exposição de animais terá mil metros quadrados e vai expor bovinos de leite e corte, equinos e animais para remate.  Entre as novidades está o 1º Remate de Bovinos de Corte, marcado para o dia 10 de novembro, às 15h, no Parque da Accie.

 

Eventos técnicos

A Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6ª Simpósio de Cooperativismo, no dia 13 de novembro. O evento acontece no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape, com início às 8h30 para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento. A programação segue com posse da nova diretoria do Núcleo de Cooperativismo.

O evento será marcado pela palestra da professora da Ufrgs Ingrid Bergman Inschausti de Barros, que falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Disponíveis em Propriedades Rurais. Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, falará sobre Governança corporativa e cooperativa. A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h.

A Frinape é a maior mostra empresarial da Região do Alto Uruguai. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia e entretenimento, com shows. A Frinape marca as comemorações dos 100 anos de Erechim. A abertura oficial acontece no sábado (10/11), às 10h.

Comentários estão fechados.