Unimed Erechim completa 49 anos em franco processo de Transformação Digital

Mais de dez projetos estão em desenvolvimento, prototipação e operacionalização neste momento, na cooperativa médica

Ao completar 49 anos nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Unimed Erechim avança em um grande marco de sua história: a transformação digital. O projeto está fundamentado em três horizontes de crescimento e contempla ações voltadas à eficiência operacional, incorporação de novas tecnologias e inovações disruptivas. O objetivo, segundo o presidente Luiz Felipe Barreneche Leães, é atuar diretamente na performance dos processos, tornando-os mais simples e eficazes.

“A sustentabilidade do nosso negócio exige um novo mindset organizacional, capaz de garantir o melhor cuidado e experiência às pessoas com quem nos relacionamos. Isto envolve uma mudança cultural complexa e abrangente, mas perfeitamente possível e necessária”, explica.

Um exemplo bem sucedido foi a primeira Assembleia Geral Ordinária Digital, no mês de julho. Equipes de diversos setores trabalharam em sinergia para garantir aos cooperados uma experiência segura, positiva e alinhada aos princípios de governança e compliance.

Outro case de sucesso é o cuidado remoto e sistemático proporcionado pelo Serviço de Medicina Preventiva aos clientes do grupo de risco, durante o período de isolamento social impelido pela pandemia da Covid-19. O modelo está em aprimoramento e poderá ser replicado a outras linhas ofertadas pelo serviço.

No Hospital Unimed, uma boa prática também está em expansão: as ações voltadas à segurança do paciente. Além de treinar seus colaboradores permanentemente, a instituição hospitalar passou a disponibilizar o aplicativo Safety4me, que contribui para uma jornada de saúde ainda mais segura. Por meio da ferramenta, é possível conversar com a equipe e avaliar sua experiência no Hospital. Agora, o projeto está sendo replicado nos outros serviços próprios.

Dentre os novos recursos tecnológicos em estudo e análise, está um aplicativo destinado ao agendamento de consultas. Na plataforma será possível buscar médicos por nome ou especialidade e sugerir qual data, turno e horário o beneficiário deseja consultar. A previsão é de que o aplicativo esteja disponível até o final deste ano.

Também no ambiente digital, a cooperativa fortaleceu laços com a sociedade, por meio do Projeto Transformação Social: ação local, impacto global. Durante os meses de agosto e setembro foram realizados sete módulos sobre práticas de negócio, de forma on-line e gratuita, com foco na melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A atividade, promovida pela Unimed Erechim juntamente com o Instituto Unimed Erechim e o Instituto Unimed Rio Grande do Sul, contou com a parceria de renomadas instituições locais e regionais.

Nas mídias sociais, o destaque vai para as lives com participação de médicos cooperados. A cada quarta-feira, uma pauta de saúde é abordada por especialistas de forma simples e prestativa, contribuindo para que a população mantenha seus cuidados de saúde, mesmo em período de distanciamento social.

Já no ambiente físico, a novidade é a Farmácia Unimed Avenida Pedro Pinto de Souza, no centro de Erechim, que chega para oferecer uma experiência de compra diferenciada e conectada às novas necessidades dos consumidores. Produtos veganos, orgânicos e naturais passam a integrar o portfólio da quarta unidade da rede.

Além desses, outros dez projetos estão em desenvolvimento, prototipação e operacionalização na primeira fase da transformação digital, que considera ainda o desenvolvimento profissional das equipes. O empenho tem resultado, inclusive, na elevação da satisfação e do número de clientes.

“Ainda estamos em um cenário desafiador devido à pandemia. Mas trabalhamos incansavelmente para honrar os compromissos assumidos. Isto só é possível com o total engajamento de dirigentes, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, coordenadores de áreas, assessores, colaboradores e médicos cooperados – a quem fazemos um agradecimento especial pela participação ativa, não apenas na vida da cooperativa, mas em cada etapa que envolve a jornada do paciente”, enfatiza o presidente.

Com o aniversário de 49 anos, a primeira Unimed do Rio Grande do Sul inicia a contagem regressiva para o cinquentenário. Fundada em 1971, a cooperativa médica conta atualmente com 244 médicos, mais de 260 colaboradores e cerca de 22 mil clientes, em 35 municípios. Sua sede é o Centro de Qualidade de Vida Unimed, um complexo de saúde que contempla Hospital, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Clínica de Fisioterapia, Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva. Em Erechim, dispõe ainda de três Farmácias. Na cidade de Getúlio Vargas, a população pode usufruir de uma Farmácia e da Unidade de Coleta de Exames Laboratoriais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais