Lançada a 19ª Feira do Livro de Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Lançada na manhã desta quarta-feira (4), a 19ª Feira do Livro de Erechim, em solenidade realizada no Salão Nobre da prefeitura, que contou com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, secretários municipais, vereadores, homenageados, ex-patronos, expositores, representantes de instituições públicas e privadas e entidades parceiras.

A 19ª Feira do Livro de Erechim acontece de 21 a 28 de outubro, na Praça Prefeito Jayme Luiz Lago, com o tema ‘Conhecimento e afeto para educar e libertar’. A patrona desta edição é a educadora Neide Lourdes Piran e os homenageados, os professores Guilherme Barp e Lionira Maria Giacomuzzi Komosinski.

A Praça Prefeito Jayme Luiz Lago estará toda estruturada com a instalação de tendas piramidais para abrigar expositores, palestrantes, estudantes e público em geral. Cada setor recebeu um nome especial, todos em referência a história de Erechim, com o objetivo de marcar o centenário do município, comemorado no próximo ano. O espaço dos livreiros recebeu a denominação de Corredor Estação Ferroviária, o palco principal chama-se Palco Bela Vista, Sala da Patrona Cidadania ambiental planetária sustentável, Auditório O Castelinho, a Sala de Conferências Art Déco, Café Vale Dourado e o espaço de circulação Jardim Bota Amarela.

Em sua fala, a patrona da 19ª edição, Neide Piran, afirma ser difícil imaginar um mundo sem livros e acrescenta que ainda é preciso um ato político para fazer com que eles cheguem a todos.

Em seu pronunciamento, a secretária de Educação e interina da pasta de Cultura, Esporte e Turismo, Vanir Bombardelli, disse que a Feira do Livro é um evento de grande responsabilidade pelo significado que tem, pelo que a leitura proporciona. “Essa Feira foi feita em conjunto, por isso, convido para que todos estejam conosco. Talvez não façamos um evento do gosto de todo mundo, mas assim é a vida e cada um tem um jeito de ser e de pensar, inclusive a leitura nos ajuda a quebrar paradigmas. Procuramos fazer o nosso melhor e proporcionar atividades nas mais variadas formas, pois a Feira do Livro, envolve além de leitura, música, artes, cinema e teatro,” complementa.

O prefeito, Luiz Francisco Schmidt, em sua manifestação disse que “essa é uma feira da altura de nossa gente, nem maior e nem menor do que outras”. Para ele, o que se tem buscado é desenvolver eventos para que todos possam participar, e a Feira do Livro, é mais uma delas, com grande diversidade em sua programação.

A apresentação da programação foi realizada pelo diretor de Cultura, Fernando Losado e pela chefe do setor de Projetos Culturais Tainete Farina.

A solenidade de abertura oficial da 19ª Feira do Livro está marcada para o dia 21 de outubro, às 15h, no Palco Boa Vista. Neste mesmo dia, às 20h30, será realizado show com Nei Van Soria, músico com 30 anos de rock e poesia, fundador de duas importantes bandas do rock gaúcho: TNT e Os Cascavelletes. No domingo (22), o ‘Medita Erechim!’, reunirá praticantes e pessoas que poderão conhecer essa modalidade se unindo ao grupo, às 10 horas. Na segunda-feira (23), no Palco Boa Vista, às 20h, a palestra será com o professor, doutor em literatura e escritor Cristóvão Tezza, com o tema ‘A aventura literária’. Na terça-feira (24), a ação é voltada aos adolescentes e adultos com o espetáculo ‘Contos Mágicos’, com o mágico Eric Chartiot, no Palco Boa Vista, às 20h30. Na quarta-feira (25), as 10h, o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar irá palestrar, sobre o tema ‘Perdendo tempo, ganhando ternura: criatividade para tudo, inclusive no amor’. À noite, o radialista e escritor Marcos Piangers palestra sobre Inovação, às 20h30. No Espaço Saber e Lazer Sesc será realizado campeonato de Xadrez, no dia 28, às 10h.

Entre as atrações estão atividades permanentes e outras como hora do conto, palestras, apresentação de bandas marciais, espetáculos teatrais, musicais e de dança, oficinas de teatro, musicalização e artes visuais, exposição de artesanato, meditação, contação de histórias, mesa de debates, shows, cinefórum, lançamento de livros, roda de conversas, cinema acessível e sessão de autógrafos.

A realização é do município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tem como patrocinadores Unimed e Cristalina e apoiadores a Creral Telecom e Sesc Fecomércio/RS.

Neide Lourdes Piran – patrona

A patrona da 19º Feira do Livro de Erechim, Neide Lourdes Piran, iniciou sua carreira profissional no Colégio São José e, em seguida, assumiu o cargo de professora estadual, lecionando em várias escolas de Erechim. Foi acadêmica dos cursos de Estudos Sociais do CESE/FAPES, hoje URI, e de Geografia da Universidade de Passo Fundo, o que lhe permitiu realizar o Mestrado em Geografia na UNESP- Câmpus de Rio Claro..

Também foi professora na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim), da UPF e de cursos de Pós-Graduação da UNOESC. A disciplina mais lecionada foi a Geografia, da área das Ciências Sociais. Além da docência, foi secretária municipal de Educação, coordenadora da 15ª CRE em Erechim e vereadora. Mais recentemente, foi também secretária adjunta de Educação, da prefeitura de Erechim, no período de 2010 e 2011. Suas lutas ligaram-se a uma educação de qualidade como direito universal, a questões de gênero e às questões ambientais, pelo usufruto de bens naturais e culturais por todos num ambiente limpo e sadio.

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais