Coordenadores e professores do Barão participam do Pearson English Circuit, em Florianópolis

A discussão de novas tendências e de temas importantes para o ensino da Língua Inglesa e Ensino Bilíngue, foram o mote para a participação de uma comitiva do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB) no Pearson English Circuit. Os professores de Língua Inglesa do IABRB e Centro de Idiomas Barão/FAE, Alessandra Schiffl, Douglas Kruchinski, Franciele Calza e os coordenadores, Franciele Ximene Picolli Ferrari e Vinicius Drey, representaram a escola no evento, no final do mês de setembro.

O Pearson English Circuit foi realizado no Colégio Criativo de Florianópolis e contou com diversas oficinas, que contribuíram para o aprimoramento profissional dos envolvidos. Em inglês, foram discutidos temas como o uso da criatividade em sala de aula, interdisciplinaridade linguística e sala de aula invertida, além da apresentação de estratégias para o ensino bilíngue. Os consultores da Pearson, esclareceram, por exemplo, que a criatividade não pode ser confundida com talento, habilidade ou inteligência: ser criativo significa saber explorar ao máximo os pensamentos e a imaginação.

A importância do contexto para o aprendizado foi outro tema discutido, baseando-se em Paulo Freire e sua teoria de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. O teórico explica que, antes de ler a palavra, a criança lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato. Estratégias para criar ambientes capazes de colaborar com a aprendizagem, tornando essas experiências memoráveis, também foram apresentadas, assim como os ambientes do Colégio Criativo. “Além da discussão de assuntos tão importantes, o evento também possibilitou a troca de experiências entre professores de escolas bilíngues do Brasil e do exterior, o que ajuda a aprimorar ainda mais o Programa Bilíngue do Barão”, destaca a professora Franciele Calza.

Em parceria com a Pearson, o Barão estabeleceu-se em 2016 como a única escola bilíngue da região. O Programa Bilíngue Pearson é baseado em métodos lúdicos e dinâmicos, porém, com uma estrutura linguística robusta e consistente. Dessa forma, os alunos não aprendem simplesmente o inglês: eles vivenciam, contextualizam e descobrem como inserir o novo idioma em seu dia a dia. A metodologia inclui o estudo de matérias acadêmicas em inglês ao longo de todo o ano. Assim, o aprendizado alcança um alto nível de eficiência.

O Programa Bilíngue conta com o apoio de uma equipe especializada de consultores pedagógicos para o acompanhamento das aulas, além de reuniões pedagógicas junto à coordenação com o objetivo de desenvolvimento contínuo do processo pedagógico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais