Empossados os novos Conselhos de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados

Uma noite marcada pela emoção e homenagens de uma cooperativa que prima pela excelência no atendimento ao associado e promove uma gestão cooperativista focada na participação. Assim foi a solenidade de posse dos novos Conselhos de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados realizada na noite desta quinta-feira, 4 de julho, no salão do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico. Adelar José Parmeggiani foi reconduzido ao cargo de presidente do Conselho de Administração, tendo como vice-presidente Luis Carlos Caramori, e mais nove conselheiros. Também foram empossados os novos Conselheiros Fiscais da Cooperativa, gestão 2019/2022. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, e inúmeras autoridades locais e da área de atuação da Sicredi UniEstados, além de gerentes das agências, coordenadores, assessores e gerentes da Superintendência Regional da Sicredi UniEstados. A posse também foi prestigiada pelo vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port, que, ao final, proferiu uma palestra com o tema “Governança nas Cooperativas”.

O papel dos Conselhos é fundamental para o desenvolvimento da cooperativa, e a escolha das chapas para o Conselho de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados teve uma grande caminhada iniciada em julho de 2018, com as Reuniões Regionais de Delegados. Em seguida, foi realizado o Seminário Regional de Delegados, em outubro, e Reunião Preparatória, em janeiro deste ano, onde aconteceram a votação e a escolha das chapas. Após 45 Assembleias de Núcleos e Assembleia Geral Ordinária, os 21 mil associados e 184 Delegados de Núcleos se sentiram representados por este colegiado aprovando os nomes para serem homologados pelo Banco Central, no dia 31 de maio.

O presidente da Sicredi UniEstados Adelar José Parmeggiani, em sua manifestação, destacou o papel dos conselheiros, que têm a grande responsabilidade de conduzir estrategicamente essa grande instituição. Emocionado, teceu agradecimentos aos seus familiares e dos conselheiros, pela compreensão pelo tempo dedicado à cooperativa. Para Adelar, uma das grandes preocupações da Sicredi UniEstados é que todo o recurso captado em cada município volte para o município. “Hoje, devolvemos 40% do que a cooperativa gera de resultado para a comunidade, promovendo desenvolvimento”, salientou. Adelar destacou que a cooperativa disponibilizou mais de R$ 1,2 milhão para ações sociais nos municípios de sua área de atuação. Após dar posse ao novo Conselho de Administração e Fiscal, Adelar afirmou que todos sabem dos grandes desafios, das grandes oportunidades que o cooperativismo de crédito apresenta, da necessidade do trabalho com muita transparência e integração com as comunidades e com o quadro de colaboradores. Enalteceu que é necessário ter capacidade de olhar para frente e levar a cooperativa cada vez mais no caminho do desenvolvimento, do sucesso e da grandeza, muito além do que o associado espera. “Nosso desafio é grande, mas é possível. Cabe a nós pensarmos estrategicamente, colocarmos as melhores ideias e pensarmos no futuro. Espero contar com o apoio de todos vocês que representam 90 mil associados a partir de hoje”. Adelar afirmou ter a certeza que daqui a quatro anos estarão entregando a cooperativa com o dobro do tamanho, na questão financeira, mas, principalmente, muito mais integrada com as comunidades onde a Sicredi UniEstados tem atuação.

SICREDI UNIESTADOS ENTRE AS 25 MAIORES COOPERATIVAS DO PAÍS

O Diretor Executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Luis Marmentini, agradeceu aos conselheiros que estavam deixando a Sicredi UniEstados pelo que fizeram e pela contribuição na construção dessa grande cooperativa. “Aos novos conselheiros que representam uma cooperativa de 90 mil associados, 48 agências e que quer chegar nos próximos cinco anos a 80 agências, provavelmente mais de 200 mil associados e próximo aos 900 colaboradores, sabemos que é uma responsabilidade gigantesca, mas temos a certeza que cumprirão essa missão com grande sucesso, contribuindo para a cooperativa crescer”, sentenciou Marmentini.

O vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port, destacou que a Sicredi UniEstados hoje tem um grande conceito no cooperativismo nacional. Falou que muitas vezes se simplifica demais o que é a gestão de uma cooperativa, mas é uma grande responsabilidade para os Conselhos de Administração e Fiscal. “Hoje as cooperativas estão na 6ª posição entre as maiores instituições financeiras e dentre as 900 cooperativas existentes no país a UniEstados está entre as 25 maiores”, afirmou. Por isso, disse que há uma complexidade muito grande em administrar uma cooperativa de crédito. Finalizou parabenizando a todos e desejando sucesso.

HOMENAGENS

Muitos fizeram parte do Conselho de Administração e Fiscal da Sicredi UniEstados, onde cada um deixou um legado e sua marca na história da cooperativa. Por isso, durante a cerimônia foram homenageados os associados que deixam o Conselho de Administração e Fiscal neste ano. Também a Comissão Eleitoral, que apoiou todo o processo eleitoral dos Conselhos de forma autônoma e independente, recebeu o reconhecimento do presidente Adelar Parmeggiani: Cleuton Piana, Elizabeth Morganti, Ivo Argenta e Marcelo Didoné.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO 2019/2023

Presidente: Adelar José Parmeggiani

Conselheiros:

Luis Carlos Caramori, que também atuará como vice-presidente

Carlos Alberto Pavan

Adelino Reovaldo Loch

Eduardo Francisco Groth

Jair Sachetti Santin

Cristiano Presotto

Idanir Scalabrin

Irwing Schneider

Lindanir Canello

Hélio Basei

CONSELHO FISCAL, GESTÃO 2019/2022

Diego Bertuzzi

Diana Maria Trentin

Edemar Ebeling

Ildo Reisner

Marcio Reck

Vanusa Ritter Antoniazzi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais