A importância dos profissionais de Educação Física na prevenção e tratamento de comorbidades

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Dois diplomados do Curso de Educação Física da URI Erechim participaram remotamente de atividades interdisciplinares nos dias 22 e 29 de março. As ações aconteceram nas disciplinas de Atividade Física em Academia, Atividade Física e Saúde I, Saúde e Atividade Física e Vivências de Atividades Físicas em Academia, ministradas pelas professoras Mari Lúcia Sbardelotto e Adriane Carla Vanni.

Os Profissionais de Educação Física Camila Tomicki e Edenir Serafini debateram sobre temas comuns entre as disciplinas supracitadas. A doutoranda Camila Tomicki explanou sobre o tema “Programas de Promoção à Saúde”, trazendo muitas informações a respeito do Programa Vamos – Vida Ativa Melhorando a Saúde – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do qual faz parte e é tema de sua tese de doutorado.

Já o Professor Edenir Serafini abordou o tema “Gestão de Academia e Medicina Preventiva da Unimed Erechim” relatando sobre os desafios para uma gestão bem sucedida e sobre as conquistas que resultam desta.

Nas duas falas foi evidenciada a importância da atuação dos Profissionais de Educação Física na prevenção e tratamento de diversas comorbidades tanto no âmbito público como no privado.

Os acadêmicos puderam, no formato de uma “mesa redonda”, discutir sobre os temas e questionar sobre os detalhes de cada projeto/programa e sobre as experiências profissionais e acadêmicas dos professores convidados.

O contato dos acadêmicos com os egressos dos Cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) é relevante pois favorece a aprendizagem e traz diferentes práticas e ações realizadas nas comunidades, o que pode inspirar nas escolhas de atuação dos futuros Profissionais de Educação Física. Além disso, os professores destes Cursos prezam por manter o contato com seus ex-alunos e, constantemente, os convidam para relatos de experiências, divulgação de seus trabalhos com o intuito de contribuir com a formação dos futuros colegas de profissão.

Por Assessoria de Comunicação

Get real time updates directly on you device, subscribe now.