Ensino Médio do Barão visita Usina Hidrelétrica Itá

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Aulas há mais de 50 quilômetros da sala de aula. Este foi o contexto de aprendizado dos estudantes do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB), nesta quinta-feira (4). Com o desafio de reconhecer o tema “energia sustentando a humanidade”, sob a ótica das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática, alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos, acompanhados da coordenadora Lenita Ransolin Brugnerotto e da professora Claudia Seibt, visitaram a Usina Hidrelétrica Itá, em Santa Catarina.

Os estudos iniciaram pelo Centro de Divulgação Ambiental (CDA), onde as turmas visualizaram um vídeo institucional da Hidrelétrica e participaram de uma palestra sobre a história da Usina, desde a sua construção. A visita à barragem, ao vertedouro principal, parte externa da casa de força e módulo de avaliação solar também fizeram parte da programação da manhã. “Fiquei surpreso ao saber que a altura da Hidrelétrica é equivalente a 3 Cristos Redentores, que a Usina é 10 vezes menor do que a de Itaipu e gera energia para abastecer 50% do estado de Santa Catarina e 30% do Rio Grande do Sul”, destaca Bernardo Kautz, estudante do 2º ano.

Localizada no rio Uruguai, na divisa dos municípios de Itá e Aratiba, a Usina Hidrelétrica Itá entrou em operação no ano de 2000. A Usina tem capacidade de geração de 1.450 MW, sendo 740 MW de potência média de energia assegurada. Como referência em termos de relacionamento socioambiental, um dos projetos que a Usina mantém é o Horto Botânico, que produz mais de 100 espécies nativas. As mudas, após estarem prontas para o plantio são utilizadas em ações de recuperação de nascentes, faixa ciliar e em projetos ambientais. À tarde, além do Horto Botânico, os estudantes também realizaram a Trilha do Serelepe, uma homenagem ao animal por facilmente encontrado ao longo do percurso de 1064 metros.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais