Cursos da URI promovem IV Fórum da Saúde

Márcia Raymundo: “A pesquisa deve sempre respeitar as pessoas e os animais”

Com o objetivo de debater as perspectivas e limitações da saúde pública, a URI Erechim deu início nesta quarta-feira, 04, ao IV Fórum da Saúde juntamente com o III Salão Científico das Ciências da Saúde. A programação, que integra os Cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, teve início no Salão de Atos da Universidade.

O Diretor-Geral do câmpus, Paulo José Sponchiado, enalteceu a participação dos cursos na organização do evento, salientando que a temática é essencial para o desenvolvimento e socialização de novos conhecimentos.

Para o Chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Flávio Zambonato, “estaremos fomentando a integração dos saberes para construir e reconstruir o conhecimento, tratando de assuntos científicos multidisciplinares que visam promover a realização de ações junto a população, de forma a atender as necessidades humanas”.

A primeira conferência do Fórum foi ministrada pela palestrante empresarial, profissional da área da educação física e maratonista Cláudia Lucchese, que falou sobre o sentindo de se viver o aqui e o agora. De acordo com ela, nosso corpo é nosso templo e merece ser cuidado de forma especial. “Temos de dar atenção ao momento e ao que estamos fazendo. De que adianta praticar um exercício físico pensando nas tarefas que devem ser realizadas posteriormente? Também estamos perdendo a oportunidade de pensar no presente, olhando muito para o futuro e esquecendo de olhar a nossa volta, nos olhos das pessoas. Eu posso ter todo o conhecimento do mundo, mas se não me colocar no lugar do outro, dificilmente vou conseguir transferi-lo”.

Em seguida, bióloga Márcia Mocellin Raymundo, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fez uma importante abordagem sobre questões de bioética em pesquisa. “É importante levar em conta o respeito às pessoas e aos animais, evitando causar danos desnecessários. Uma pesquisa eticamente adequada é uma pesquisa metodologicamente adequada, pois ética e metodologia andam juntos”, explicou.

 

Comentários estão fechados.