Cursos da URI promovem IV Fórum da Saúde

Márcia Raymundo: “A pesquisa deve sempre respeitar as pessoas e os animais”

Com o objetivo de debater as perspectivas e limitações da saúde pública, a URI Erechim deu início nesta quarta-feira, 04, ao IV Fórum da Saúde juntamente com o III Salão Científico das Ciências da Saúde. A programação, que integra os Cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, teve início no Salão de Atos da Universidade.

O Diretor-Geral do câmpus, Paulo José Sponchiado, enalteceu a participação dos cursos na organização do evento, salientando que a temática é essencial para o desenvolvimento e socialização de novos conhecimentos.

Para o Chefe do Departamento de Ciências da Saúde, Flávio Zambonato, “estaremos fomentando a integração dos saberes para construir e reconstruir o conhecimento, tratando de assuntos científicos multidisciplinares que visam promover a realização de ações junto a população, de forma a atender as necessidades humanas”.

A primeira conferência do Fórum foi ministrada pela palestrante empresarial, profissional da área da educação física e maratonista Cláudia Lucchese, que falou sobre o sentindo de se viver o aqui e o agora. De acordo com ela, nosso corpo é nosso templo e merece ser cuidado de forma especial. “Temos de dar atenção ao momento e ao que estamos fazendo. De que adianta praticar um exercício físico pensando nas tarefas que devem ser realizadas posteriormente? Também estamos perdendo a oportunidade de pensar no presente, olhando muito para o futuro e esquecendo de olhar a nossa volta, nos olhos das pessoas. Eu posso ter todo o conhecimento do mundo, mas se não me colocar no lugar do outro, dificilmente vou conseguir transferi-lo”.

Em seguida, bióloga Márcia Mocellin Raymundo, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, fez uma importante abordagem sobre questões de bioética em pesquisa. “É importante levar em conta o respeito às pessoas e aos animais, evitando causar danos desnecessários. Uma pesquisa eticamente adequada é uma pesquisa metodologicamente adequada, pois ética e metodologia andam juntos”, explicou.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais