Hoje é dia de volta às aulas na UFFS

Durante a semana a Instituição recebe, entre calouros e veteranos, 1.818 acadêmicos dos cursos de Graduação e 139 da Pós-Graduação

 

Calouros e veteranos dos cursos de Graduação da UFFS iniciam as aulas do semestre (Fotos: Dolisete Levandoski/Divulgação/UFFS)

Esta segunda-feira (5) é dia de volta às aulas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. A instituição recebe, entre calouros e veteranos, 1.818 acadêmicos dos cursos de Graduação e 139 da Pós-Graduação. Acadêmicos dos cursos com atividades no período matutino – Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Sanitária – movimentaram o Campus logo pela manhã. À noite é a vez das Licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia.

Um dos calouros é Rudimar Zich, do curso de Agronomia. Morador do município de Centenário, o ingressante está animado com início de sua jornada na UFFS. “Faz muito tempo que desejo cursar Agronomia, e queria fazer em uma Universidade Federal”, conta. Rudimar diz que fez o Enem no ano passado e se candidatou a uma vaga pelo SiSU. “É muito bom ter uma Universidade Federal perto de casa. Facilita bastante, pois antes era só em Porto Alegre”, diz.

Natural de Getúlio Vargas, a ingressante Letícia Paliga sabia que queria estudar Engenharia Ambiental e Sanitária desde o 2ª ano do Ensino Médio. “Tenho uma irmã que estuda aqui na UFFS. Foi por meio dela que fiquei sabendo da qualidade da Instituição e de que se trata de uma Universidade bem conceituada”, conta.

Para todos os cursos ofertados neste semestre via SiSU, o número de candidatos inscritos foi superior ao número de vagas ofertadas, o que ratifica o interesse de pessoas de todo o País na Graduação de qualidade da UFFS. Porém, diversos classificados não comparecem para efetivar sua matrícula. A previsão é de que até esta terça-feira seja publicado um edital de vagas remanescentes.

Atividades de recepção e acolhida estão marcadas para todo o mês de março. Uma intensa programação cultural foi organizada. Na noite de hoje, às 19h15h, a Companhia de Dança de Salão Clube da Dança, de Passo Fundo, realiza uma apresentação no Auditório do Bloco A. Oficinas culturais de assuntos diversos também compõem a programação. Estas são voltadas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional. A programação completa e as inscrições estão disponíveis em www.uffs.edu.br.

Além da programação cultural, o diretor do Campus, a Coordenadora Acadêmica e o Coordenador Administrativo realizarão conversas de aproximação com os ingressantes já a partir desta primeira semana letiva. A equipe diretiva se reunirá com cada turma, nas respectivas salas de aula, para uma conversa de recepção, informações gerais e de apresentação e contato direto com os novos acadêmicos.

Os cursos de Graduação também já estão com reuniões gerais programadas, integrando os estudantes em curso com os ingressantes, a equipe diretiva do Campus, as coordenações de cursos e os servidores docentes e técnicos.

Como atividade especial, a Comissão de Paisagismo e Arborização organizou o plantio de mudas de árvores de espécies nativas pelas turmas ingressantes, como um ato simbólico de inserção da turma na vida acadêmica. A atividade selará uma importante ação socioambiental, contribuindo, para além da harmonia paisagística do Campus, com a inserção na prática e ética do cuidado. A atividade deve iniciar ao longo deste mês.

Foto 01: Calouros e veteranos dos cursos de Graduação da UFFS iniciam as aulas do semestre (Créditos: Dolisete Levandoski/Divulgação/UFFS)

Foto 02:

Comentários estão fechados.