IBGE divulga dados preliminares do Censo Agropecuário

O coordenador da agência do IBGE de Erechim, Admar Dornfeld, apresentou na quarta-feira (31), os números preliminares referentes ao Censo Agropecuário 2017 realizado em Erechim, para a Comissão Municipal de Geografia e Estatística.

O trabalho foi iniciado em outubro e tem previsão de encerramento no final de fevereiro, sendo que os dados deverão ser apresentados em março para a comunidade.

Durante a reunião, realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Dornfeld adiantou que houve uma diminuição de estabelecimentos produtivos no município, assim como de área. Em 2006, a área era de 31.971 hectares, que reduziu para 28.173 hectares. O total de estabelecimentos produtivos agropecuários sofreu uma queda de 11,80%; em 2006 era de 1.127 e baixou para 1.001. 

O Censo Agropecuário realizado em todo o país pretende levantar informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. São coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras entre outros dados, referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

 

Em Erechim, atuaram quatro recenseadores, além de um coordenador e sete supervisores que auxiliaram dando suporte aos demais municípios de abrangência.

Comentários estão fechados.