IBGE divulga dados preliminares do Censo Agropecuário

O coordenador da agência do IBGE de Erechim, Admar Dornfeld, apresentou na quarta-feira (31), os números preliminares referentes ao Censo Agropecuário 2017 realizado em Erechim, para a Comissão Municipal de Geografia e Estatística.

O trabalho foi iniciado em outubro e tem previsão de encerramento no final de fevereiro, sendo que os dados deverão ser apresentados em março para a comunidade.

Durante a reunião, realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Dornfeld adiantou que houve uma diminuição de estabelecimentos produtivos no município, assim como de área. Em 2006, a área era de 31.971 hectares, que reduziu para 28.173 hectares. O total de estabelecimentos produtivos agropecuários sofreu uma queda de 11,80%; em 2006 era de 1.127 e baixou para 1.001. 

O Censo Agropecuário realizado em todo o país pretende levantar informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. São coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras entre outros dados, referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

 

Em Erechim, atuaram quatro recenseadores, além de um coordenador e sete supervisores que auxiliaram dando suporte aos demais municípios de abrangência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais