Riqueza da escola pública encanta Erechim na etapa regional da 4ª Mostra Pedagógica

Estudantes e educadores(as) de oito escolas e cinco cidades do núcleo de Erechim apresentaram, nesta quinta (3), a riqueza e a diversidade dos projeto desenvolvidos na rede estadual.

Trata-se da etapa regional da 4ª Mostra Pedagógica do CPERS, que reuniu participantes de Campinas do Sul, Getúlio Vargas, São Valentim, Quatro Irmãos e Erechim no colégio Haidée Tedesco ao longo da tarde.

O 15º Núcleo sedia pela segunda vez o evento, onde as comunidades escolares têm a oportunidade de apresentar trabalhos de diferentes temáticas. Os mais significativos são classificados para a etapa estadual, que deve ocorrer ainda neste ano em Porto Alegre.

Representantes do núcleo celebraram a maior adesão neste ano. “Os projetos saem da escola e vão a público, elevando o trabalho realizado por professores e alunos”, conta Marisa Inês Betiato, diretora-geral. “O aumento do número de projetos é prova do sucesso da mostra”, complementa.

A professora Simone Elenice Castelan, do Colégio Estadual Ângelo Emílio Grando de Erechim, concorda: “apesar de tudo que enfrentamos, a escola não para de produzir. Nós queremos mostrar o nosso trabalho e este evento é uma oportunidade de valorizar nossos estudantes todos os anos”, avalia.


Rosane Zan, coordenadora do Departamento de Educação do CPERS, pondera que a qualidade dos trabalhos apresentados é reveladora da resistência da escola pública. “Mesmo com todos os ataques, os educadores são apaixonados pelo que fazem e ainda conseguem dar o seu melhor”, afirma.

Além da Escola Agrícola, que apresentou dois trabalhos relacionados à sustentabilidade, participaram da mostra as escolas Rio Toldo, Nossa Senhora da Paz, São Valentim, Joaquim Pedro Salgado Filho e Carlos Leopoldo Reichmann.

Colégio Agrícola – Energias alternativas: utilização da fumaça do escape de motores a combustão para geração de energia
Colégio Agrícola – Uso de embalagens Longa Vida como isolante térmico em pinteiros
Escola Rio Toldo – Resíduos sólidos: o lixo nosso de cada dia
Escola Nossa Senhora da Paz – Por um mundo de paz
Escola São Valentim – Dia nacional da consciência negra. Releitura do conto do Negrinho do Pastoreio
Escola Quatro Irmãos – Tome um Café… em conto eu te conto
Escola Joaquim Pedro Salgado Filho – Qualificando o processo pedagógico de alfabetização a partir da utilização do laboratório de informática
Escola Carlos Leopoldo Reichmann

A próxima edição regional da mostra ocorre nesta sexta-feira (4), em Lagoa Vermelha. Confira abaixo o calendário completo das etapas locais.

04/10 – Lagoa Vermelha
09/10 – Caxias do Sul
10/10 – Vacaria
11/10 – Estrela
15/10 – São Gabriel
16/10 – Alegrete
17/10 – Uruguaiana
18/10 – Livramento
22/10 – Bagé
23/10 – Rio Grande
24/10 – Pelotas
25/10 – Camaquã
29/10 – Santiago
30/10 – Santa Maria
31/10 – Cachoeira do Sul
01/11 – Santa Cruz
05/11 – 38º Porto Alegre
05/11 – 39° Porto Alegre
05/11 – Gravataí
06/11 – Canoas
06/11 – Guaíba
07/11 – São Leopoldo
07/11 – Soledade
08/11 – Osório
08/11 – Montenegro
12/11 – Bento Gonçalves
12/11 – Taquara
12/11 – Guaporé

                    

As inscrições continuam abertas. Basta preencher o formulário abaixo:

0

Comentários estão fechados.