Outubro Rosa: a prevenção passa pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher

Um ambiente alegre e acolhedor onde a cor rosa dá o tom. No Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) da Secretaria de Saúde de Erechim flores, balões, laços e muito carinho esperam pelos usuários. É a campanha do Outubro Rosa sendo enfatizada para alertar a todos sobre o câncer de mama.

Na unidade anexa à UPA são atendidas gestantes e pré-natal de alto risco, pacientes para cirurgias urológica, ginecológica e de mama, oncologia e mastologia. São realizados procedimentos de colposcopia, biópsia e coleta de exame Papanicolau. Ainda, é desenvolvido o trabalho de Planejamento Familiar onde são feitos encaminhamentos para vasectomias e laqueaduras.

Pelo perfil focado basicamente no universo feminino o CRSM preparou um outubro especial. E a Coordenadora da unidade de saúde, Ana Beatriz Fabiani, destaca o empenho feito por toda a equipe para conscientizar os que passam pelo local. “Percebemos que a procura por mamografias e exames preventivos aumenta muito neste mês. Porém, temos que alertar as mulheres de que a prevenção deve se dar durante todo o ano, o tempo de cuidar da saúde é sempre”, esclarece.

Enfermeiras, técnicas de enfermagem, sanificadora, mastologistas, ginecologistas obstetras e psicólogas prestam serviço a centenas de pessoas todo mês que buscam o CRSM via encaminhamento feito pelas Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS’s). A médica Juliana Trzeciak enfatiza a importância das pessoas manterem uma rotina de investigação da saúde.  “Quanto mais cedo é detectado um problema, melhor. O diagnóstico precoce permite uma resposta melhor ao tratamento e possibilita que ele seja menos traumático”, diz ela ao completar que “assim o resultado é mais positivo”.

Comentários estão fechados.