Reunião debate leitos psiquiátricos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Na tarde da terça–feira, 2, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para debater sobre os leitos psiquiátricos/SUS, disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), para a Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho.

Participaram da reunião o secretário de saúde de Erechim, Jackson Arpini, o secretário de Saúde de Estação, Mário Duarte, o Coordenador de Saúde, da 11ª CRS, Ivan Devensi, e o médico psiquiatra Dr. Rimon Roseck Hauli.

A SES disponibilizou 20 leitos psiquiátricos incentivados para a R 16 – Alto Uruguai Gaúcho, inicialmente para implantação junto a FHSTE, tendo em vista ser um hospital de abrangência regional para o SUS.  Como não há no momento espaço físico para implantação dessa ala, o Hospital Santa Terezinha declinou da proposição e, em reunião na AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, o município de Estação, através do Hospital Santo Antônio, protocolou interesse em implantar esse serviço especializado.

O encontro deliberou os encaminhamentos que serão levados à apreciação da SES, no sentido de ver a viabilidade técnica e administrativa para implementação dos 20 leitos incentivados na região.

O secretário de Saúde de Erechim já manteve audiência na Capital do Estado, com o Coordenador de Saúde Mental, da SES, Dr. Luiz Carlos Illafont Coronel, no propósito de debater a implantação do serviço na área de abrangência da 11ª CRS. Na ocasião o Coordenador solicitou uma posição da região, considerando que os leitos foram, inicialmente, destinados ao Alto Uruguai.

Para Arpini, o encontro teve apenas a intenção de encaminhar uma demanda que está pendente, aguardando manifestação da região e que requer um posicionamento oficial para que a Secretaria de Estado possa dar prosseguimento na intenção.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.