Cadeia produtiva do esporte e inovações exponenciais são discutidas no CONIGTI

O Curso de Engenharia de Produção da URI Erechim deu sequência às atividades do Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação (CONIGTI) com duas conferências, realizadas na quarta-feira, 03.

O primeiro tema foi a cadeia produtiva do esporte, resultado de um projeto de pesquisa, abordado pelo professor Ricardo Cassel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “São diversos agentes responsáveis nesta cadeia: materiais utilizados, equipes de área da saúde, infraestrutura necessária, entre outros. Então percebemos que isso é um grande ecossistema, onde todos dependem de todos”, explicou.

Conforme Ricardo, um dos principais diagnósticos da pesquisa é de que a política de esporte no país ainda é precária para impulsionar estes projetos. “Se faz plano de curtíssimo prazo para atender demandas que exigem muita organização anterior. Se olharmos o período após as Olimpíadas no Brasil, os investimentos no esporte caíram drasticamente. Mais uma prova de que não existe um planejamento de longo prazo. O projeto demonstra que realmente há carência de um plano de desenvolvimento do esporte”, comentou.

Em seguida, o professor Felipe Menezes, da WTF! School falou sobre a era das inovações exponenciais, com base nos impactos em economia e tecnologia que as diferentes revoluções industriais geraram para a sociedade. Ele explicou que uma mudança de modelo mental de comportamento é necessária para compreender todos esses cenários, que são cada vez mais dinâmicos e exigem diferentes perfis. “A tecnologia é meio, não é fim. Ela muda conforme as coisas vão acontecendo e, basicamente, o que muda mesmo é a lógica econômica. Existe uma lógica de as pessoas não possuírem mais tanto as coisas e acessá-las mais. O modelo de gestão das organizações também tem mudado, com hierarquias mais horizontais e mais abertas. A primeira coisa que temos que fazer é aceitar que a mudança está acontecendo, entender ela e encontrar nosso próprio caminho”, destacou.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais