Dia Internacional do Cooperativismo é marcado por atrações em Erechim

Para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo foi realizado em Erechim o Dia de Cooperar, na tarde do último sábado (30/06), no Seminário Nossa Senhora de Fátima. O evento foi promovido pelo Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que é integrado por mais de 20 cooperativas dos mais diversos ramos do cooperativismo e por entidades parceiras, dentre elas, a Emater/RS-Ascar e a Universidade Regional Integrada (URI). O estande da Emater/RS-Ascar foi organizado pelo Escritório Municipal de Erechim e pela Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP), com exposição sobre o trabalho desenvolvido na área do cooperativismo e distribuição de sementes crioulas e variedades de milho, pipoca e feijões.

Durante a tarde, foram realizadas diversas atividades, como a 3ª Mateada do Cooperativismo, 1º Pedal do Cooperativismo – com a parceria da Associação Ciclística Pé no Pedal, de Erechim, Mesa Brasil/Sesc, recolhimento de agasalhos e alimentos e oficinas temáticas com reconhecimento de plantas medicinais, aproveitamento completo de alimentos e reciclagem de materiais.

Também houve atendimentos e serviços básicos de saúde: verificação de pressão arterial e teste de glicose, que foram prestados pela Unimed e Universidade Regional Integrada (URI). Para as crianças, as atrações foram a Escolinha de Trânsito, com o Departamento Municipal de Trânsito de Erechim, troca-troca de livros, teatro “Lixo Papão” – Aldeia Teatral de Machadinho, brinquedos do Sesc, exposição das cooperativas e entidades que participam do Núcleo de Cooperativismo, dentre outras.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Cleunir Augusto Paris, lembrou que o slogan do 96º Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no ano de 2018, “Sociedades sustentáveis por meio da Cooperação”, foi escolhido pela ACI e está alinhado com o objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 12: Consumo e Produção Responsáveis. “O tema sustentabilidade faz parte do cooperativismo, inclusive o 7º princípio do cooperativismo estabelece a preocupação e o interesse pela comunidade na qual as cooperativas estão inseridas”, observou.

A Emater/RS-Ascar, por meio das Unidades de Cooperativismo, executa o Programa de Extensão Cooperativa da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Nas regiões de Erechim e Passo Fundo, a Unidade de Erechim atende a 33 cooperativas agropecuárias da agricultura familiar.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais