Produtores e indígenas de Erebango participam de tarde técnica em olericultura

A Emater/RS-Ascar promoveu uma Tarde Técnica em Olericultura, em Erebango, no dia 30 de maio, com a participação de produtores e indígenas. Os indígenas são beneficiados pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) executado pela Emater/RS-Ascar. O grupo produz olericulas com a finalidade comercial e para autoconsumo.

As orientações técnicas foram repassadas, no salão da comunidade do Chalet, pela agrônoma, Joviane Salvador, e pelo agrônomo, Edgar Copatti, ambos da Emater/RS-Ascar. Dentre os assuntos que foram abordados de manejo e cultivo estão o controle biológico de pragas, iscas, armadilhas, plantas companheiras, local adequado para a instalação da horta ou estufa, período de plantio, adubação do solo, orientações em relação a análise de solo.

Na oportunidade também foi realizada a entrega oficial das sementes do Programa Sementes Banrisul pelo gerente da agência local, Diego Sabbi, acompanhado do gerente do Agronegócio, Sioreli Detofol. O Programa Sementes Banrisul visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o banco está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizem a agricultura sustentável.

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais da Anater envolve 184 famílias de indígenas guaranis e caingangues e quilombolas dos municípios de Erebango, Benjamin Constant do Sul e Sertão (quilombolas). As famílias recebem R$ 2.400,00 para realizarem seus projetos produtivos. Em Erebango, por exemplo, 20 famílias indígenas guaranis estão sendo beneficiadas e recebem orientação da equipe do Escritório Municipal de Erebango.

A atividade contou com apoio do Banrisul e da prefeitura e da equipe do Escritório Municipal de Erebango, juntamente com outras parcerias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais