Erechim terá dia de Conscientização e Respeito pela Diversidade

Na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (3), os representantes do Poder Legislativo erechinense aprovaram, com oito votos favoráveis e seis contrários, o projeto de lei da vereadora Sandra Picoli (PCdoB) que institui o Dia Municipal de Conscientização pelo Respeito à Diversidade. A iniciativa tem como finalidade sensibilizar a população sobre a importância de cultivar o respeito a todo e qualquer indivíduo, bem como conviver com as diferenças, cada vez mais presentes e visíveis na sociedade. De acordo com o projeto, uma série de atividades deverão ser promovidas pelo poder público, como reuniões, palestras, seminários, workshops, espetáculos culturais e demais eventos voltados à conscientização.

A partir da nova lei, a data será celebrada anualmente no dia 21 de maio – uma referência à Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, aprovada em 21 de maio de 2001. De acordo com a autora do projeto, a iniciativa objetiva a conscientização da comunidade erechinense não somente acerca de um segmento específico da diversidade, mas dos mais variados, tais como raça, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica, diversidade funcional (incapacitação), gênero e aparência. “Infelizmente, em pleno século XXI, ainda há quem ignore, discrimine e até agrida fisicamente, baseando-se em algo irracional e sem sentido, como o ódio à diferença”, afirma Sandra.

Agora, o projeto depende da sanção do Poder Executivo para vigorar no município.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais