Desfile Temático marca os 60 anos de Campinas do Sul

O município de Campinas do Sul realizou um Desfile Temático, alusivo aos 60 anos de emancipação, na tarde do último domingo (02/06), na Avenida Mauricio Cardoso. O desfile retratou as seis décadas de desenvolvimento do município, desde a chegada dos primeiros colonizadores, passando pela emancipação, até os dias atuais. O evento foi promovido pela Prefeitura e organizado pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Com a participação de 12 comunidades rurais e de 34 entidades do município, o desfile destacou a importância da agricultura e a pecuária para o desenvolvimento do município, atividades que se destacam até hoje. Junto com o desenvolvimento do setor primário, a educação, a saúde, a cultura, a prestação de serviços, a infraestrutura, a chegada das entidades, o desenvolvimento do comércio, o sistema cooperativo e do o sistema financeiro foram apresentados na Avenida Maurício Cardoso.

A história começou a ser retratada com a chegada dos colonizadores, em 1937, seguindo com a emancipação em 1959 e a primeira década de desenvolvimento. A chegada da Ascar foi marcada nesta década, pela réplica do fusca 67, trazendo a memória da primeira equipe técnica formada por um engenheiro agrônomo e uma economista doméstica e a atuação em diversas áreas, destacando-se os Clubes 4S.

A segunda década trouxe à tona a revolução verde, com as mudanças tecnológicas nos processos produtivos, a chegada da energia elétrica que promoveu um salto na melhoria da qualidade de vida e acesso à informação. A terceira década, relembrou a crise da soja e a expansão da atividade pecuária, a chegada da Inspetoria de Defesa Agropecuária e a Educação, que acompanhou todas as décadas de desenvolvimento.

De 1989 a 1998, a quarta década, iniciou relembrando a aplicação de práticas inadequadas de uso do solo seguida por programas estaduais que estimularam as práticas de conservação, especialmente o trabalho com microbracias executado pela Emater/RS-Ascar. A quinta década, apresentou a consolidação do plantio direto, a implantação do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), o estímulo à cultura através do Coral Municipal e o lazer marcado pelo grupo de trilheiros. A última década, de 2009 a 2019, apresentou o salto tecnológico da agricultura, o fortalecimento do cooperativismo e a comunicação como meio de informação.

Para o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, o desfile foi uma demonstração da pujança da agricultura do município destacando a importância da participação da Instituição durante todo o processo de desenvolvimento. “Para a Emater é um orgulho fazer parte desta história e demonstra-la no dia em que a Ascar completa 64 anos”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais