Ações de prevenção ao Câncer Bucal

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira, 01, uma atividade de promoção e prevenção em saúde, alusiva ao Maio Vermelho – mês de luta contra o Câncer Bucal.

Os cirurgiões dentistas da Rede Municipal de Atenção à Saúde realizaram avaliações da cavidade bucal nas unidades básicas de saúde (10 unidades) durante todo o dia, 31, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal.

Para tanto, os usuários do sistema público de saúde não precisavam fazer o agendamento, somente acessar as unidades de saúde, tendo em vista que os cirurgiões dentistas estavam aptos para realizaram um questionário, exame clínico da cavidade bucal, elucidar possíveis duvidas e realizar os encaminhamentos devidos nos casos suspeitos.

O secretário de saúde, Jackson Arpini, que é cirurgião dentista de formação, acompanhou com o coordenador odontológico, da SMS, Anderson Pillon, os trabalhos que foram realizados na UBS Centro. Na unidade estavam realizando as avaliações os cirurgiões dentistas Simone Pagnoncelli e Claiton Tirello.

Para Arpini a procura foi aquém do esperado, tendo em vista os problemas decorrentes da mobilização dos caminhoneiros, a falta do transporte coletivo e a escassez de combustível. 

“A ação tem por propósito orientar a população com relação aos fatores de riscos e realizar, quando necessário, o diagnóstico precoce, o que aumenta muito as chances de cura da patologia”, pontua. 

Finalizou ressaltando que esse olhar para a prevenção do câncer bucal continua presente nas UBS, apenas, nesse mês é dado um enfoque especial para a importância do diagnóstico precoce.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais