Adolescente que matou três pessoas em Erechim é apreendido pela DRACO

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

No início da manhã desta quarta-feira (03), a DRACO de Erechim com apoio da Delegacia de Polícia de São Valentim, apreendeu um adolescente, de 16 anos, integrante de uma organização criminosa que vem agindo e praticando diversos crimes na cidade Erechim, em especial, tráfico de drogas e uma série de homicídios. Após o último homicídio praticado por ele e seus comparsas, o adolescente fugiu de Erechim e foi capturado na cidade de São Valentim.

O primeiro dos assassinatos investigados pela Polícia Civil, ocorreu no dia 26/11 de 2018, por volta das 2 horas da madrugada, na rua José Wilk, bairro Florestinha, em Erechim, quando JOSIMAR FERREIRA DE BAIRROS, foi morto da tiros, em via pública. A vítima, que era usuária de drogas, devia dinheiro para os traficantes e, supostamente, também teria praticado um furto dentro do bairro, ação que a facção havia proibido no bairro.

No dia 14/12, também do ano de 2018, o grupo criminoso assassinou a vítima LUÍS CARLOS GUEDES. O fato ocorreu por volta das 23h30, na rua José Wilk, no bairro Florestinha, em Erechim. A vítima, que também era usuária de drogas, foi brutalmente morta com golpes pedras e pedaços de pau, atingindo, principalmente a cabeça, ficando praticamente desfigurada. O corpo da vítima foi encontrado pela Brigada Militar já preparado para ser transportado para ser ocultado.

No dia 11/01, do corrente ano, após investigações, a DRACO localizou o cadáver da vítima VANDERLEIA RODRIGUES, que estava desaparecida. O corpo estava dentro de uma pequena mala, escondida em um buraco, coberto por vegetação, em um terreno baldio, situado na rua Pernambuco, na cidade de Erechim. A investigação também apurou que a morte de Vanderleia ocorreu na rua José Wilk, em uma das casas usada no bairro Florestinha pelo crime organizado para a venda de drogas. A vítima foi morta a pauladas no local e depois seu corpo foi desovado no terreno baldio mencionado, localizado a poucos quilômetros da boca de fumo.

Com a apreensão realizada hoje, no total, seis integrantes da facção criminosa já foram presas/apreendidas pela polícia civil.

No dia 07/01, de 2019, a DRACO prendeu temporariamente o primeiro suspeito da prática desses crimes, GUILHERME MARTINS DOS SANTOS, vulgo ZIMER. As investigações prosseguiram e os demais participantes dos assassinatos foram identificados. A prisão temporária de ZIMER foi convertida em prisão preventiva em 31/01/2019, pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Erechim. Na data de 13/02, a Draco apreendeu outro adolescente envolvido nos crimes. Na oportunidade, ele estava em posse de um revólver calibre 32, com numeração raspada, e munições respectivas. Os dois adolescentes apreendidos são oriundos da região metropolitana e da capital do estado do RS e vieram para Erechim apenas com o fim de fortalecer e consolidar o domínio da facção no tráfico de drogas em um bairro da nossa cidade.

De acordo com o delegado Gustavo Ceccon, Titular da DRACO de Erechim, os homicídios cometidos revelam a crueldade e a periculosidade dos bandidos integrantes da facção criminosa. O delegado salienta que é cada vez mais frequente adolescentes praticando atos infracionais violentos e cruéis e que a punição prevista atualmente pela nossa legislação é absolutamente insuficiente para reprimir com proporcionalidade a gravidade das condutas praticadas, mostrando-se imprescindível a redução da maioridade penal com o objetivo de, justamente, acabar com a sensação de impunidade que é a principal mola propulsora da criminalidade, especialmente da juvenil.

O adolescente apreendido por ordem da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Erechim, foi encaminhado ao CASE de Passo Fundo.

Fonte: DRACO Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais