Curso de Medicina da URI realiza Aula Inaugural

Com a conferência sobre “A arte de ser médico”, ministrada pela médica Mariangela Badalotti, uma das maiores expressões da medicina gaúcha, o Curso de Medicina da URI Erechim realizou na noite desta terça-feira, 03, a sua Aula Inaugural. O evento, que teve lugar no Salão de Atos, foi prestigiado por diversas lideranças acadêmicas e civis, além de médicos, professores e os primeiros acadêmicos do Curso.  

        Para a palestrante, que é natural de Erechim, foi uma grande alegria participar deste momento histórico para a Universidade, para Erechim e região. “É um momento único na minha vida, principalmente por saber que o objetivo do curso é o humanismo e a ética”, disse a palestrante.

        Ao analisar a temática da sua conferência, apontou 10 pontos que são fundamentais na arte de ser médico: formação ética sólida; empatia; respeito pelo paciente e sua cultura; comprometimento e dedicação; humanismo e solidariedade; empenho e persistência; bom senso e sabedoria; postura ética adequada; amor à profissão; e bom humor. “Fazer medicina é melhorar a qualidade de vida da população. Com simplicidade e humildade, devemos cumprir essa missão com sabedoria e conhecimento”, resumiu a conferencista.

Aula Inaugural foi prestigiada por lideranças acadêmicas e civis

        Para o Reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, que prestigiou a Aula Inaugural, esse é um momento histórico para a Universidade. “Se não sonhamos, as coisas não acontecem. A conquista do Curso de Medicina é uma prova de que não devemos parar de sonhar. Ao longo da nossa história, implantamos praticamente um curso por ano, prova de que sonhamos e realizamos”, afirmou Spinelli.          O Diretor-Geral do Câmpus, Paulo José Sponchiado, fez um relato de todos os passos realizados durante os últimos sete anos na busca do Curso de Medicina, desde a criação do projeto, a mudança de regras por parte do governo federal, o esforço de lideranças locais para trazer o curso para Erechim, até a aprovação do Ministério da Educação para a implantação do Curso de Medicina na URI. E deixou um recado aos primeiros acadêmicos: “O Curso vai ser construído também e principalmente por vocês. Por isso, aproveitem tudo o que esta Universidade lhes oferece neste espaço de tempo em que estaremos juntos. Que seja um tempo de interação, sinergia e de construção desta que é uma das mais importantes profissões da humanidade. Não desistam de seus sonhos, assim como nós jamais desistimos de realizar o sonho de ter o curso de Medicina na URI Erechim”, concluiu.       

        O Presidente da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), Ademir Sakrezenski, que também esteve presente na Aula Inaugural, disse que Erechim e a região serão os grandes beneficiados com esse novo projeto. “Estamos agradecidos pelo esforço de todos na conquista deste curso, pois estamos conscientes dos grandes benefícios que teremos em breve”, salientou o prefeito.

        O Presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Rafael Ayub, afirmou, igualmente: “Com certeza teremos um grande curso, pois os alunos estão numa grande Universidade com excelentes professores e numa cidade que recebe bem a todos”.

Médica Mariangela Badalotti apontou os 10 mandamentos na arte de ser médico

        Já o Secretário Municipal da Saúde, Dércio Nonemacher, que representou o Poder Público no evento, disse que “esse é mais um passo no desenvolvimento regional. Por isso, já fizemos adequações em cinco unidades básicas de saúde para atender os alunos que passarão a atuar nestes locais em breve”, informou. 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais