Novena da festa de Santa Luzia no Bairro Atlântico com dedicação do altar da igreja revitalizada

Na noite deste primeiro domingo de dezembro, o primeiro do Advento, Dom José presidiu a missa da terceira noite da novena de preparação da festa de Santa Luzia no Bairro Atlântico, concelebrada pelo Pároco local, Pe. José Carlos Sala.

Na celebração, Dom José realizou o rito da dedicação do altar da igreja revitalizada. O rito consta da ladainha de todos os santos, pela qual se invoca sua intercessão para aquela ação litúrgica, da oração do rito, pedindo a Deus a graça de que o Altar seja a mesa sagrada na qual o povo se revigora na fé, a unção do mesmo com óleo do Crisma, queima do incenso, colocação das toalhas litúrgicas e das velas (revestimento e iluminação).

A unção do altar dom óleo do Crisma torna-o símbolo de Cristo, o “Ungido” de Deus Pai pelo Espírito Santo, constituído Sumo Sacerdote que oferece no altar do seu Corpo o sacrifício da vida pela salvação de todos. O incenso queimado no altar significa que o sacrifício de Cristo nele celebrado sobe a Deus como perfume de suavidade e também que as orações dos fiéis chegam a Ele e por Ele são acolhidas. O revestimento do altar lembra que ele é a mesa do Sacrifício Eucarístico, em volta da qual, sacerdotes e fiéis, em funções diferentes, celebram a Morte e a Ressurreição de Cristo e participam da Ceia do Senhor. Expressa também a alegria pelo banquete da vida no qual os fiéis se revigoram pelo alimento divino, o Corpo e o Sangue de Cristo. A iluminação do Altar, com a colocação das velas, remete a Cristo, luz do mundo que deve ser irradiada pelos seus discípulos e deve resplandecer na igreja. Com o Altar assim preparado, nele são colocadas as oferendas do pão e do vinho para a liturgia eucarística.

A revitalização da igreja Santa Luzia

Iniciadas em setembro, com projeto e supervisão da arquiteta Rosely Hachmann e do engenheiro Cássio Kurzel, as obras de revitalização constam de troca do piso interno, reformulação do presbitério com novo altar e ambão, melhoria da secretaria e sacristia, troca da iluminação, colocação de ar condicionado, nova pia batismal, reforma da fachada frontal e cruz com iluminação especial e melhoria da escadaria de acesso com corrimãos e troca do piso.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais