Seminário de Engenharia Mecânica discute a relação entre pessoas e as novas tecnologias

Os participantes do Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial (SEEMI), oferecido pela ABEMEC (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos), dentro da programação geral do CONIGTI (Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação) da URI, discutiram pessoas, novas tecnologias e o processo de digitalização. O tema foi abordado pelo Gerente de Produto e Desenvolvimento Elétrico da Área de Negócios da Thyssenkrupp para o Brasil, Fabio Kipper, e Reinaldo Paixão, Diretor de Engenharia da empresa.

Conforme Reinaldo, a educação é fundamental e temos que estar preparados para todas as transformações que o mercado tem imposto aos estudantes. “Percebemos que a conexão, até por conta da velocidade, acaba desconectada. Queremos mostrar como estamos construindo o futuro, na visão da Thyssenkrupp, e como enxergamos o mercado. Precisamos estar atentos a essas questões e mudanças”, destacou.

Fabio salientou que “as pessoas que estão aqui são capazes de fazer um mundo melhor e diferente, também neste cenário em que estamos inseridos. O mundo está mudando – é melhor, com certeza – mas as pessoas precisam enxergar com clareza e perceber qual o desenvolvimento humano que eu tenho que ter para chegar em um patamar de qualificação profissional, agregando também para o país”.

Na sequência, Pablo Rojas, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), trouxe resultados de pesquisas sobre simulação e otimização de novos materiais em engenharia estrutural. De acordo com Pablo, os novos materiais são desenvolvidos a partir de microestruturas aplicáveis em grandes estruturas, podendo otimizar peso e resistência mecânica. “Tudo isso, somado à nova forma de fabricação, por meio de metodologias aditivas, pode, no futuro, revolucionar todas as formas de equipamentos e máquinas que conhecemos atualmente”, explicou.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais