Exposição mostra os 10 anos do Laboratório de Simulação Numérica da URI

O Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação (CONIGTI) da URI Erechim reservou um espaço para comemorar os 10 anos de atividades do Laboratório de Simulação Numérica (LABSIM). É através de uma exposição no Espaço Cultura Viva (em frente à Universidade), lembrando a trajetória do espaço, que tem contribuído de forma significativa para a formação de mão de obra na área de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) e Análises Estruturais com aplicações em Elementos Finitos (FEM), além de outras ferramentas de simulação.
        O LABSIM foi criado em 2008 por iniciativa dos professores Cristiano Vitorino da Silva e Arthur Bortolin Beskow a partir da captação de recursos de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), viabilizando as primeiras licenças do Ansys CFD.
        A URI disponibilizou o espaço físico e o empréstimo dos primeiros computadores, dando início às atividades de apoio aos primeiros trabalhos de Iniciação Científica e de Pesquisa Aplicada na área de combustão de resíduos de Biomassa.
        Em 2009, um novo projeto de P&D em Simulação de Combustão de Carvão foi contemplado em Edital CNPq/MCT em parceria com a Engenharia Mecânica da UFRGS, ampliando significativamente a capacidade do LABSIM, quando foram adquiridos novos computadores e novas licenças do Ansys CFD, atendendo inclusive atividades de aulas e novos alunos de iniciação científica, bem como aos primeiros alunos de Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Mecânica e a viabilização de missões nacionais e internacionais dos pesquisadores do Laboratório.

           Em 2011, com a inserção dos professores Gilson Francisco Paz Soares e Tancredo Westphal Jr., um novo projeto na área de Elementos Finitos, contemplado junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI /RS), permitiu uma renovação das licenças do Ansys CFD, também incluindo licenças do Ansys Mechanical, abrindo uma nova frente de pesquisas também na área estrutural.    Nesta época, foi duplicada a capacidade do LABSIM, com mais alunos de IC e TCC e novos projetos de P&D nesta área, incluindo também alunos do Curso de Engenharia Civil.

        Em 2014, com ampla participação de vários pesquisadores da UFRGS e UNISINOS, o LABSIM novamente foi contemplado com quatro projetos de P&D financiados pelo CNPq/MCT, permitindo mais uma grande reestruturação, com novas licenças do Ansys, novos computadores e mais bolsistas de IC, permitindo o atendimento a novos alunos e o desenvolvimento de diferentes projetos. Em 2015, a equipe recebeu o professor Marco Antônio Sampaio Ferraz de Souza e, em 2016, a professora Roberta Fátima Neumeister.
        Recentemente, mais um importante projeto de P&D foi aprovado junto à Empresa EDP Energia de Portugal – EDP Pecém, também em parceria com a Engenharia Mecânica da UFRGS, viabilizando nova renovação de licenças do Ansys até 2020.
        De acordo com o professor Cristiano, desde a implantação do LABSIM até os dias atuais, muitos foram os projetos e alunos envolvidos em atividades de pesquisa e desenvolvimento. “Tivemos inúmeras participações em congressos de Engenharia, tanto de alunos como de professores, viabilizando parcerias com universidades e empresas, formando pessoal qualificado na área, captação de recursos para as pesquisas e manutenção do Laboratório, bem como a publicação de inúmeros artigos, consolidando uma trajetória de muito trabalho e significativas contribuições à comunidade. Isso tudo culminou com mais laboratórios da URI, em 2017, na implantação do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – URI Indústrias, agora também atendendo formalmente a Indústria local, com diferentes projetos de P&D e inserção de mais alunos nas atividades de pesquisa”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais