Curso de Boas Práticas de Fabricação atrai produtores de diversas regiões

Um grupo de 20 produtores ligados à atividade de agroindústria do Alto Uruguai e de outras regiões do Estado está em Erechim participando do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) com foco na área de produção vegetal, ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Participam produtores Faxinal do Soturno, Novo Xingu, Constantina, Passo Fundo, São José do Ouro, Machadinho, Montauri, Soledade, Paulo Bento, Três Arroios, Getúlio Vargas, Marcelino Ramos, Erval Grande e Quatro Irmãos.

O curso iniciou nesta segunda-feira (02/09) e se estende até sexta-feira (06/09), com total de 40 horas/aulas, oferecido pela Emater/RS-Ascar, com apoio do Sicredi e da Cresol.

O grupo recebeu as boas-vindas do gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, do adjunto Marcos Gobbo e do coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira. Tonello destacou a importância do curso, lembrando ainda que outros 12 cursos são ministrados no Cetre.

O conteúdo está sendo repassado pelos instrutores da Emater/RS-Ascar, engenheiros agrônomos e extensionistas rurais Carlos Angonese e Gaspar Scheidt, pela nutricionista e extensionista rural social, Emanuele Betiato Bieniek, e pela farmacêutica e extensionista rural social, Karen Marchetto.

Angonese observou que na região do Alto Uruguai existem 250 agroindústrias cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e mais 125 estão em processo de legalização. “Oito por cento das agroindústrias do Estado estão na nossa região”, exemplificou, ao destacar a importância econômica e social das agroindústrias.

Dentro dos assuntos que serão desenvolvidos durante a semana estão a inserção da agroindústria familiar nos espaços social, econômico e ambiental e suas consequências em relação às Boas Práticas Agropecuárias, elaboração da planta baixa da agroindústria, microbiologia, higienização pessoal e das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, controle de pragas e vetores, elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e rotulagem de alimentos, entres outros. Também integra a programação do curso visita técnica a uma agroindústria.

Além do curso de Boas Práticas de Fabricação, o Cetre oferece os cursos de Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães e de biscoitos e bolachas); Citricultura; Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados; e de Gestão de Agroindústrias. O Sicredi e a Cresol subsidiam aos seus associados os cursos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3321-0973 ou site www.emater.tche.br

Comentários estão fechados.