Cooperalfa promove Tarde de Campo em Campinas do Sul voltada à bovinocultura de leite

Cerca de 100 produtores ligados à atividade leiteira participaram da Tarde Campo promovida pela Cooperalfa, na quinta-feira (30/08), na filial em Campinas do Sul. A atividade levou ao produtor informações e tecnologias visando qualificar e incrementar a produtividade e a rentabilidade leiteira na região e, com isso, contribuir para a permanência das famílias rurais no campo.

A Emater/RS-Ascar participou com umas das estações a convite da Cooperalfa. Na estação, os técnicos da Emater/RS-Ascar Vilmar Fruscalso e Carlos Carraro orientaram sobre perfil do solo. No espaço foram apresentadas orientações sobre importância da estrutura física química e biológica do solo. Na estrutura do solo, além de adubação, da cobertura, destacaram a importância das raízes.  “O solo bem nutrido garantirá pastagens de qualidade, mais produção e mais rentabilidade ao produtor, reafirmou Fruscalso.

Os temas focaram em rações nutrialfa, perfil do solo, nutrição de pastagens, mineralização e pastagens de inverno. As orientações foram repassadas em cinco estações. Para a realização deste dia de campo a cooperativa preparou uma área experimental demonstrativa com 18 cultivares de pastagens de inverno para a tarde de campo. Na área foi realizada uma das cinco estações.

No local, Alexandre Ramos, da Alfa, expôs as características e o potencial de várias cultivares de pastagens de inverno, manejo adequado, época de plantio, e variedades desenvolvidas para grão e pastagens, trigos de vários propósitos entre outras orientações. Ele destacou a cultivar de azevém BRS Integração, de ciclo produtivo precoce, o que permite a colheita de sementes ou ressemeadura natural e, ainda, posteriormente, a integração com culturas anuais de estação quente. Segundo ele, a cultivar foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento de Azevém da Embrapa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento e a Pesquisa de Forrageiras (Sul pasto).

Em outra estação, Marcelo Coelho, falou da importância da dieta pré-parto para a lactação do animal. Em outro espaço, Cassiano Motin, da empresa Nutrifarma, falou da importância da mineralização para bovinos de leite. Carlos Eduardo falou sobre Fertilizantes.

Abertura – Os participantes receberam as boas-vindas de Vitor Baiocco em nome da Cooperalfa. Ele agradeceu à Emater/RS-Ascar, os demais profissionais da cooperativa, associados e aos produtores pela participação. O evento foi prestigiado pelo prefeito Neri Montepó, pelo gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, e pelo adjunto, Marcos Gobbo. Tonello agradeceu a parceria com a Cooperalfa e o convite para participar do evento. “Temos o mesmo objetivo de levar ao homem do campo informações e tecnologias para que possa produzir com qualidade e rentabilidade e permanecer no campo”, destacou Tonello.

 

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Comentários estão fechados.