URI realiza formações sobre a Base Nacional Comum Curricular na região

Pró-Reitor Arnaldo Nogaro falou sobre a nova Base Nacional Comum Curricular

A Universidade Regional Integrada (URI) tem, na sua missão, a contribuição com o desenvolvimento regional por meio do ensino, pesquisa e extensão. Por esta razão são desenvolvidas, sistematicamente, diversas ações que consolidem este objetivo.

Uma destas ações foi com o propósito de colaborar com a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. As atividades foram conduzidas pelo Pró-Reitor de Ensino, professor Arnaldo Nogaro, nas cidades de Gaurama, Áurea, Getúlio Vargas, Sananduva e Erechim. Os eventos foram viabilizados por meio das parcerias com a 15ª Coordenadoria de Educação e com a Prefeitura Municipal de Erechim.

De acordo com o professor Arnaldo, as palestras foram uma oportunidade de esclarecer aos professores a respeito de diferentes aspectos relacionados à BNCC e, ao mesmo tempo, “um momento ímpar de reencontrar muitos egressos da URI e uma forma de agradecer às escolas o apoio que a Universidade tem recebido e retribuir aos professores o carinho com que recebem nossos estudantes nas práticas e estágios. Acredito que o resultado foi muito positivo, tanto no número de professores envolvidos quanto no que diz respeito à aproximação da universidade com a comunidade”, destacou.

Em Erechim, a atividade aconteceu no Salão de Eventos da Universidade, no dia 30 de julho, e reuniu 700 professores de Escolas Municipais. Segundo a Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Neiva Baidek, “foi de fundamental importância a parceria com a Universidade, pois a Instituição teve e tem um papel importante na formação de professores. A palestra sobre a BNCC foi de grande valia e com propriedade o professor Arnaldo discorreu sobre o tema”, enalteceu.

Da mesma forma, a professora Kátia Rossi, Coordenadora Pedagógica 15ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), salientou que a parceria entre a CRE e a URI contribui com uma proposta de formação pedagógica do segundo semestre das Escolas Estaduais. “Foi um momento importante de conhecimento e de discussão desse documento que irá compor o currículo comum entre todas as instituições de ensino”, salientou.

 

 

Comentários estão fechados.