HC é certificado como ‘Ótimo Lugar para Trabalhar’ por consultoria dos EUA

Pesquisa leva em consideração relações interpessoais com a equipe, reconhecimento, tranquilidade no local de trabalho, assistência e benefícios que o Hospital proporciona aos colaboradores

Existem pessoas que só fazem o essencial para que um trabalho esteja ‘ok’, e existem aqueles que abraçam a causa da organização para demonstrar o seu valor, colocando carinho, competência e amor em cada gesto.

No Hospital de Caridade de Erechim, a imensa maioria dos 487 colaboradores (quase 90% deles, mulheres) está no segundo rol de pessoas que, justamente por isso, são valorizadas pela instituição e comunidade regional.

O resultado desta junção de fatores, que tem reflexo direto no atendimento aos pacientes, foi reconhecido pela consultoria norte-americana GTPW que concedeu ao HC o Certificado de ‘Ótimo Lugar para Trabalhar’, ou Great Place to Work, no original em inglês.

A conquista coloca o Caridade ao lado de instituições de renome nacional e internacional, como os Hospitais Albert Einstein, em São Paulo, e Mãe de Deus, em Porto Alegre, que também são chancelados pela GTPW.

Como se chegou à Certificação

Para se chegar ao resultado, a consultoria realizou pesquisa de clima com os colaboradores do HC, avaliando relações interpessoais, programas de reconhecimento, condições de trabalho, assistência e benefícios que o Hospital proporciona, explica a gerente do departamento de Recursos Humanos, Giseli Mocelin. ‘O certificado da GPTW é fruto de anos de ações apoiadas pela direção com foco na valorização das equipes. Ficamos orgulhosos, mas cientes de que, a partir do momento em que o grau de exigência aumenta, precisamos manter e encontrar meios de melhorar constantemente a qualidade do serviço’, observa Giseli. Segundo a gerente, qualquer empresa, a fim de obter o certificado da GPTW, precisa construir práticas culturais estruturadas e desenvolver meios de conscientização junto ao público interno.

O raciocínio de Giseli é reforçado pelo superintendente geral do HC, Claudiomiro Carus, para quem a seleção, formação e capacitação dos profissionais é elemento definidor nos resultados obtidos pela instituição ao longo de seus 85 anos de história. ‘São as pessoas quem têm o poder de alcançar resultados positivos para uma empresa e fazê-la crescer’, destaca Carus, que também diz acreditar que o certificado, graças ao seu status de reconhecimento global, deve ampliar o poder de contratação e retenção de talentos do hospital, o que beneficiará, em especial, a comunidade.

O ser humano importa, diz presidente

Conforme o diretor-presidente do HC, Cláudio Rogério Galli, a certificação comprova o acerto da política adotada pelo hospital, que é a de colocar a pessoa em primeiro lugar. ‘Como tratamos com a saúde, precisamos, além do conhecimento técnico, a interação humana, o conforto nos momentos de dor e o abraço em ocasiões alegres, como o nascimento de um bebê na maternidade. É justamente por isso que valorizamos nossos colaboradores, pois o ser humano importa. Afinal, é a nossa equipe que faz o hospital acontecer’, resume o presidente.

Com 29 anos de atuação no HC, a supervisora do setor de Contas, Irene Tereza Bombana Pavinato, diz que trabalhar no Caridade ‘vai além do trabalho’. ‘Aprendizado constante e a valorização das pequenas coisas são diferenciais da instituição. Sou imensamente grata pelo conhecimento adquirido e reconhecimento profissional nesta caminhada’, revela Irene – que já passou, também, pelo setor de internações e a supervisão da escrituração.

Conheça algumas práticas de gestão do HC

Entre as práticas de gestão e cuidado com os colaboradores adotadas pelo Hospital de Caridade destacam-se:

– Programa Funcionário Modelo e Destaques, desenvolvido desde 2001. A indicação dos premiados é feita a partir de votação interna dos próprios colaboradores. Até 2018, 50 funcionários já foram homenageados;

Programa ReConhecer, implantado em 2016. Visa homenagear anualmente os funcionários que completam 10, 15, 20, 25, 30 anos ou mais de serviços na instituição;

Integração de Novos Funcionários. Com periodicidade mensal, a iniciativa oferece ao novo colaborador a sensação de pertencimento e a celebração do vínculo com sua ‘nova casa’;

– Além disso, são realizados treinamentos constantes; incentivos ao estudo e capacitação; encontros de Liderança; gincanas com finalidade social; reuniões de planejamento; bem como oferta de serviços internos como psicologia e outros a todos os colaboradores.

Próxima etapa

A Certificação oferece ao HC a oportunidade de participar do Ranking Melhores Empresas para Trabalhar da GPTW. Para tanto, o departamento de RH da instituição deve fornecer em 30 dias detalhes sobre o perfil da organização e suas práticas culturais. Após avaliação, os melhores exemplos e culturas organizacionais serão premiados conforme as diferentes categorias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais