Ciências Biológicas da URI inova e leva aula a um “pub” da cidade

         Seguindo uma ideia do projeto nacional “Pint of Science”, realizada em muitos países, a turma 2017 do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI  desenvolveu uma atividade inovadora na quarta-feira, dia 29 de maio. Orientados pelo professor Jorge Reppold Marinho, que ministra a disciplina de Biogeografia, os acadêmicos criaram uma versão particular do projeto nacional “Pint of Science”.

        A quarta edição do projeto ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio, em 24 países e 85 cidades brasileiras. O objetivo do festival é estabelecer um canal direto de diálogo entre os cientistas e a sociedade, levando os pesquisadores a compartilhar seus conhecimentos e experiências com o público em bares, restaurantes e outros espaços fora das universidades.

        Em Erechim, a atividade foi desenvolvida em um “pub” da cidade, onde entre hambúrgueres e petiscos, foi discutido o tema “Por onde andei? História biogeográfica dos primatas”. Afinal, como os macacos chegaram à América do Sul se esta esteve isolada por milhões de anos?

        Depois de muito debate e discussão, é incrível pensar que macacos diversos e carismáticos podem ser rastreados até alguns ensopados pioneiros, tropeçando fora de um “barco acidental” há milhões de anos rumo a um novo mundo.

        Segundo o professor Jorge, ainda que não seja usual vermos discussões acadêmicas e científicas em espaços alternativos, a experiência foi um sucesso: “Esta é uma maneira de romper com a rotina da sala de aula e proporcionar discussões mais amplas, sem a formalidade usual”.

        Para o acadêmico Evandro Meneghetti, “a aula foi fantástica e inovadora, pois a turma debateu sobre a Origem e Evolução dos Primatas em um ambiente descontraído e alegre como o do Pub”. A acadêmica Edivânia Bampi ressaltou a convivência e a informalidade como pontos importantes na disseminação do conhecimento científico.

        Novas edições do “Pint of Science” do Curso de Ciências Biológicas estão sendo discutidas no sentido de divulgar o conhecimento gerado na universidade para a comunidade em espaços alternativos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais