Ciências Biológicas da URI inova e leva aula a um “pub” da cidade

         Seguindo uma ideia do projeto nacional “Pint of Science”, realizada em muitos países, a turma 2017 do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI  desenvolveu uma atividade inovadora na quarta-feira, dia 29 de maio. Orientados pelo professor Jorge Reppold Marinho, que ministra a disciplina de Biogeografia, os acadêmicos criaram uma versão particular do projeto nacional “Pint of Science”.

        A quarta edição do projeto ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio, em 24 países e 85 cidades brasileiras. O objetivo do festival é estabelecer um canal direto de diálogo entre os cientistas e a sociedade, levando os pesquisadores a compartilhar seus conhecimentos e experiências com o público em bares, restaurantes e outros espaços fora das universidades.

        Em Erechim, a atividade foi desenvolvida em um “pub” da cidade, onde entre hambúrgueres e petiscos, foi discutido o tema “Por onde andei? História biogeográfica dos primatas”. Afinal, como os macacos chegaram à América do Sul se esta esteve isolada por milhões de anos?

        Depois de muito debate e discussão, é incrível pensar que macacos diversos e carismáticos podem ser rastreados até alguns ensopados pioneiros, tropeçando fora de um “barco acidental” há milhões de anos rumo a um novo mundo.

        Segundo o professor Jorge, ainda que não seja usual vermos discussões acadêmicas e científicas em espaços alternativos, a experiência foi um sucesso: “Esta é uma maneira de romper com a rotina da sala de aula e proporcionar discussões mais amplas, sem a formalidade usual”.

        Para o acadêmico Evandro Meneghetti, “a aula foi fantástica e inovadora, pois a turma debateu sobre a Origem e Evolução dos Primatas em um ambiente descontraído e alegre como o do Pub”. A acadêmica Edivânia Bampi ressaltou a convivência e a informalidade como pontos importantes na disseminação do conhecimento científico.

        Novas edições do “Pint of Science” do Curso de Ciências Biológicas estão sendo discutidas no sentido de divulgar o conhecimento gerado na universidade para a comunidade em espaços alternativos.

Comentários estão fechados.