Hospital de Caridade realiza ações para marcar o Dia Mundial da Nutrição

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Nutrição – 31 de março – e a Semana da Saúde e Nutrição – de 26 a 30 de março –, o HC desenvolveu, durante a semana, diversas ações para lembrar a todos que uma boa alimentação traz grandes benefícios para a saúde.

Uma delas foi a distribuição de fôlderes para os visitantes e pacientes do Hospital, com dicas para uma alimentação adequada e saudável. Outra, uma inovação: a criação de um cardápio fit para funcionários e visitantes que utilizam a lanchonete do HC, com informação nutricional de cada ingrediente, assim como o benefício de cada alimento.

As reservas para as refeições fit foram feitas no dia anterior. Junto com os alimentos foi entregue o cardápio com as quantidades e as calorias de cada porção, assim como o total. O prato consistiu em entrada, prato principal e sobremesa, com variedade de alimentos. A proposta foi mostrar que, além de tornar a refeição mais diversificada e saborosa, essa alimentação melhora a imunidade e a qualidade do sono, previne doenças, retarda o envelhecimento e combate o sobrepeso.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

· Coma devagar, mastigando bem os alimentos.

· Fracione sua dieta. Procure alimentar-se em pequenas quantidades, com frequência de 5 a 6 vezes ao dia.

· Procure ingerir de 8 a 10 copos (200 ml cada) de água por dia, porém evite o hábito de ingerir água e outros líquidos durante as refeições.

· Evite o excesso de gorduras.

· Reduza o consumo de carnes vermelhas, substituindo-as pelas brancas, como frango e peixes.

· Evite alimentos com “calorias vazias”, como refrigerantes, frituras, doces em geral, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, alimentos pré-prontos, enlatados (milho, ervilha, pepino, palmito, azeitona…) e embutidos.

· Ingira verduras e legumes no almoço e jantar.

· Coma pelo menos três frutas diferentes por dia, sendo uma cítrica (laranja, abacaxi, morango, maracujá…), pois são riquíssimas em vitamina C, que é antioxidante.

· Inclua termogênicos na sua alimentação. O gengibre, a canela, a pimenta vermelha e o chá verde ajudam a acelerar o metabolismo e, junto com uma dieta saudável, podem auxiliar na queima de gordura corporal.

· Consuma alimentos integrais, como arroz integral, panificados integrais, macarrão integral, sementes (aveia, granola, linhaça, chia, gergelim), entre outros.

· Evite sal em excesso, pois ele está presente naturalmente nos alimentos. Prefira temperos naturais (como salsa, cebola, manjericão, alecrim etc).

· Evite açúcares em excesso.

· Realize atividade física regularmente; ela auxilia no controle do peso, da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, diminui o estresse e aumenta as taxas de colesterol bom (HDL)

Comentários estão fechados.