Secretaria de Educação realiza formação online para os Professores do Sistema Municipal de Ensino

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A Secretaria de Educação realizou na tarde desta terça-feira (2), uma formação para mais de 500 professores das 19 escolas do Sistema Municipal de Ensino. A reunião realizada de forma online foi coordenada pela secretária de Educação, Verenice Lipsch e contou com a presença do Prefeito Paulo Polis. As aulas que estavam previstas para iniciarem nesta semana foram adiadas devido a situação da Covid-19 que se agravou nas últimas semanas. A nova definição para volta às aulas é na próxima segunda-feira (8), de forma remota se permanecer a bandeira preta e escalonada com 50% presencial em caso de bandeira vermelha. A Secretaria de Educação vai dar todo suporte aos educadores para as atividades, bem como para que as escolas cumpram os Planos de Contingência. No mês passado, na abertura do ano letivo com as Equipes Diretivas, a pasta anunciou a entrega de um notebook para cada professor de modo que o trabalho com a informática educativa tenha continuidade.

A Secretária de Educação, Verenice Lipsch, destacou as ações que a secretaria realizou nos últimos dois meses com transporte escolar, alimentação escolar, análise de contratos, obras em escolas, organização dos cadastros na Central de Vagas e oferta de vagas aos inscritos em 2020, compra de vagas, contratação emergencial de professores e a criação da EMEI Barão do Rio Branco. “Não esperávamos iniciar o ano letivo com os professores dessa forma, de maneira tão peculiar e diferente, um desafio que se apresenta frente ao momento que vivemos devido a pandemia, mas que não tira o brilho e o encanto de acolher vocês e apresentar nossa linha de ação para mais um ano letivo. Queremos que nosso trabalho seja pautado pelo diálogo e transparência”, destaca.

O Prefeito Paulo Polis, ressaltou a importância da educação como pilar essencial. “Quando a educação é valorizada, isso é transportado pelos estudantes até as famílias. Os estudantes são o futuro da nossa cidade aí na frente, como médicos, engenheiros, enfermeiros, etc. Erechim precisa muito de vocês”, exalta.

Piso salarial dos professores

O Prefeito Polis também adiantou que em decisão de governo, pela importância que tem a educação, será encaminhado para Câmara de Vereadores na próxima semana, a questão do piso salarial nacional da categoria, a reposição retroativa de abril do ano passado até fevereiro deste ano. A categoria move uma ação judicial contra o município, devido à falta de pagamento da correção do piso salarial da categoria no ano passado. “É um reconhecimento do que é de direito do professor pelo que ele faz e pode fazer na vida de um estudante, em uma cidade e em um país”, destaca o Prefeito Polis.

Início das Aulas

O coordenador pedagógico, professor Fabrício Brustolin, apresentou aos professores o Plano de Ação com questões técnicas e pedagógicas para o ano letivo. As aulas remotas ou escalonadas serão programadas por cada escola, bem como a retirada de atividades para serem realizadas em casa. Além disso, todas escolas municipais mantem agora, uma página no Facebook, que são administradas pelas Equipes Diretivas, para facilitar o contato com estudantes e responsáveis. Nos próximos meses, de acordo com a situação da Covid-19 e as liberações feitas pelo Governo do Estado, pelos Decretos o retorno às aulas deve acontecer de maneira presencial (escalonada) e remota.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Prefeitura Municipal de Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.