Grupo de Idosos Entre Amigos de Aratiba visita a UHE Itá

As histórias destes vizinhos da Usina Hidrelétrica Itá se cruzam com a história do empreendimento. Moradores das comunidades de Tamanduzinho, Lajeado Ouro e Navegantes vivem no entorno do reservatório da UHE Itá e acompanharam de perto toda a obra e alteração na paisagem do lugar. Cliria Terezinha Aboski é a monitora do Grupo de Idosos Entre Amigos de Aratiba (RS) e, ao visitar a estruturada da Usina, lembrou que durante dois anos foi professora na escola da Linha Volta do Uvá, nos arredores do campo de obra, e viu tudo ser construído. “Era um sonho de várias pessoas, inclusive o meu, de visitar a Usina. Lecionei aqui, e vi a construção de perto, mas não imaginava que ficaria tão grande e que fosse algo tão importante. A gente queria conhecer porque tudo isso faz parte da nossa história também”, explica Cliria.

A visita se concretizou após uma integrante do grupo receber a equipe do Programa Vizinhos do Lago, do Consórcio Itá, em sua casa, no início de fevereiro. Foi após a visita na casa de Ivani Barroni Gonzatto (foto) que começou a organização do grupo para a visita que aconteceu no último dia 27 de fevereiro, mas ela nem imaginaria que ao conhecer o Centro de Divulgação Ambiental – CDA, encontraria uma lembrança tão pessoal no Salão de Exposição.

Dentre os 23 programas socioambientais e acervos históricos, Ivani encontrou uma foto dos seus pais tirada na década de 90. “Eu nem imaginava encontrar a fotografia deles aqui. Ver que eles estão aí como parte da história é emocionante. Na época, eram agregados, em uma propriedade de Aratiba, e foram reassentados em Campo Erê, onde se deram muito bem e permaneceram até falecer. Hoje já sonho em trazer meus filhos para conhecer aqui”, relata

O grupo com 22 idosos foi recebido no CDA com um café da manhã. Após, no auditório, participaram de uma conversa com o gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, que falou sobre a obra e a importância da Usina para a produção de energia nacional e respondeu as curiosidades dos visitantes. Na sequência o grupo foi acompanhado pela responsável do Programa Vizinhos do Lago, Giane Minella, e pelo educador ambiental, Rafael Lima, que os levaram ao Salão de Exposição, barragem e vertedouro principal, canal de fuga e casa de força, onde acompanharam o passo a passo da geração de energia elétrica.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais