Escola Diaconal São Lourenço inicia terceiro e último ano de formação dos atuais alunos

Com a palavra de Dom José e encaminhamentos do Pe. Jair Carlesso, pelo Instituto de Teologia de Passo Fundo, a Escola Diaconal São Lourenço da Arquidiocese de Passo Fundo e da Diocese de Erexim iniciou o terceiro e último ano de formação dos atuais mais de 30 alunos na noite desta sexta-feira, 1º, no Seminário de Fátima.

Dom José enalteceu o esforço dos participantes que, em meio a suas ocupações profissionais e compromissos familiares, reservam uma sexta-feira à noite e um sábado a cada quinze dias para frequentar a Escola. Ressaltou que quem opta por servir a Igreja sustenta sua caminhada na força da fé. Desejou que esta etapa confirme a opção feita. Informou que a Diocese de Erexim está constituindo uma comissão composta de 4 padres para um acompanhamento mais personalizado a cada aluno da Escola Diaconal. Observou também que os agentes de pastoral, especialmente os Diáconos, estão a serviço do povo de Deus, em sua comunidade e Paróquia, independentemente de quem seja o Pároco e o Bispo da Diocese.

Pe. Jair apresentou o Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José em Passo Fundo, que será o professor de liturgia e de teologia dos sacramentos nas próximas aulas. Este último ano terá as seguintes matérias e respectivos professores: Introdução à liturgia e teologia dos sacramentos com Pe. Clair; Comunicação na liturgia, homilética, com Pe. Rene Zanandréa; Fundamentos e teologia da espiritualidade, com Pe. Cezar Menegat; Fundamentação bíblica e teológica, planejamento e metodologia pastoral, com Pe. Ivanir Rodighero; Ação social da Igreja, ministério da caridade, com Diácono Ricardo Rossato; Pastoral familiar, com Pe. Edson Pereira; Ecumenismo e diálogo inter-religioso, com Pe. Ari dos Reis; Organização e administração pastoral, com Pe. Rene Zanandréa; Direito Canônico, com Pe. Dirceu Balestrin; Retiro espiritual, com orientador a ser definido.

Diácono Reinaldo Balbinot, da Paróquia N. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim, acompanha o grupo na parte da infraestrutura.

No sábado de manhã o grupo participou de missa presidida pelo Pe. Clair na Capela da Reconciliação do Santuário N. Sra. de Fátima.

Comentários estão fechados.