Resultados dos debates da Rádio Cultura

I
A Rádio Cultura vem realizando uma série de debates envolvendo interesses da comunidade erechinense e que já alcançaram resultados concretos para a nossa cidade. Iniciamos o ano abordando o problema do abastecimento de água e envolvemos na discussão diferentes autoridades do município e também o presidente da Corsan. Durante os debates recebemos várias ligações da direção da estatal, dizendo que faria uma grande proposta para município, o que de fato aconteceu. A Corsan veio a Erechim e apresentou proposta concreta para manter a concessão, onde o município pode receber valor superior a R$ 10 milhões, podendo investir o mesmo na Saúde ou outros setores.
Na semana que passou iniciamos uma série de debates envolvendo o secretário da Saúde do município, a direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, vereadores, prefeitos da AMAU, prefeito Schmidt e a própria Secretaria Estadual de Saúde, com o intuito de tentar mostrar para a população de Erechim e região a grave situação em que se encontra o nosso hospital regional.

II
Na ultima sexta-feira, 24, depois de debate com os vereadores, a manchete de capa da edição do Jornal Boa Vista questionava: “Santa Terezinha: Um hospital regional ou municipal”? Houve repercussão imediata dentro do próprio governo do estado, o secretário estadual da Saúde, João Gabardo, entrou em contato com a redação para saber mais sobre a manchete e também sobre a série de debates que estávamos realizando.
“Na próxima semana a população terá uma grande notícia sobre os débitos do Estado com o hospital, mas a instituição não pode nem pensar em se tornar um hospital municipal, porque quem perde é a cidade de Erechim e toda a região que ela atende. O Santa Terezinha pode perder vários serviços de alta complexidade”, destacou o secretário Gabardo durante o telefonema.
Por volta das 15h30min daquele dia, recebi ligação da presidente do MDB, Ana Oliveira, afirmando que o Estado depositaria na conta do hospital R$ 4,8 milhões dos atrasados. Logo em seguida recebi ligação da Secretaria Estadual da Saúde me confirmando que na segunda-feira, no mais tardar, no meio da semana, estes recursos estariam na conta da Fundação Santa Terezinha. Sendo que na última quarta-feira a informação se confirmou o depósito dos valores.

 

Por Egidio Lazzarotto

Comentários estão fechados.