Resultados dos debates da Rádio Cultura

I
A Rádio Cultura vem realizando uma série de debates envolvendo interesses da comunidade erechinense e que já alcançaram resultados concretos para a nossa cidade. Iniciamos o ano abordando o problema do abastecimento de água e envolvemos na discussão diferentes autoridades do município e também o presidente da Corsan. Durante os debates recebemos várias ligações da direção da estatal, dizendo que faria uma grande proposta para município, o que de fato aconteceu. A Corsan veio a Erechim e apresentou proposta concreta para manter a concessão, onde o município pode receber valor superior a R$ 10 milhões, podendo investir o mesmo na Saúde ou outros setores.
Na semana que passou iniciamos uma série de debates envolvendo o secretário da Saúde do município, a direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, vereadores, prefeitos da AMAU, prefeito Schmidt e a própria Secretaria Estadual de Saúde, com o intuito de tentar mostrar para a população de Erechim e região a grave situação em que se encontra o nosso hospital regional.

II
Na ultima sexta-feira, 24, depois de debate com os vereadores, a manchete de capa da edição do Jornal Boa Vista questionava: “Santa Terezinha: Um hospital regional ou municipal”? Houve repercussão imediata dentro do próprio governo do estado, o secretário estadual da Saúde, João Gabardo, entrou em contato com a redação para saber mais sobre a manchete e também sobre a série de debates que estávamos realizando.
“Na próxima semana a população terá uma grande notícia sobre os débitos do Estado com o hospital, mas a instituição não pode nem pensar em se tornar um hospital municipal, porque quem perde é a cidade de Erechim e toda a região que ela atende. O Santa Terezinha pode perder vários serviços de alta complexidade”, destacou o secretário Gabardo durante o telefonema.
Por volta das 15h30min daquele dia, recebi ligação da presidente do MDB, Ana Oliveira, afirmando que o Estado depositaria na conta do hospital R$ 4,8 milhões dos atrasados. Logo em seguida recebi ligação da Secretaria Estadual da Saúde me confirmando que na segunda-feira, no mais tardar, no meio da semana, estes recursos estariam na conta da Fundação Santa Terezinha. Sendo que na última quarta-feira a informação se confirmou o depósito dos valores.

 

Por Egidio Lazzarotto

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais