Mais 2 mil testes da covid-19 serão realizados em Erechim

UFFS vai participar de nova testagem da Covid-19

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está se preparando para atuar em mais uma etapa de testagem da Covid-19, em parceria com a Prefeitura de Erechim, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. A segunda fase da pesquisa acontecerá entre os dias 14 e 18 de setembro, com a aplicação de 2 mil testes, e o objetivo é acompanhar a evolução da circulação viral no município, possibilitando a adoção de medidas de controle.

Na primeira etapa da pesquisa, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de julho, foram aplicados 2 mil testes rápidos (tipo IgG/IgM) em uma amostra da população, e os resultados revelaram informações importantes para a alocação de esforços de prevenção e controle da epidemia. A iniciativa partiu do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do município, que solicitou à UFFS o desenvolvimento de uma metodologia de testagem, que depois foi executada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. O estudo consistiu na delimitação de microáreas geográficas na cidade e dimensionamento do número de testes aplicados em cada microárea, a partir da densidade demográfica de cada uma. A Universidade também foi responsável pelo processamento dos dados, avaliação e divulgação dos resultados.

Na segunda etapa, será utilizada essencialmente a mesma metodologia, com a geração de uma nova amostra da população e aplicação de um questionário complementar para a coleta de informações relevantes para conhecer o perfil cultural, socioeconômico e comportamental da amostra.

No momento os pesquisadores estão trabalhando para concluir as planilhas de domicílios sorteados, organizados por roteiros e percursos de aplicação, e nos questionários a serem aplicados. Assim como na primeira etapa, os testes serão aplicados tanto em domicílios do Centro quanto dos bairros.

Testagem em Santa Catarina

A UFFS também está envolvida em um projeto de testagem que está em desenvolvimento e da qual participam os municípios catarinenses de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba e Pomerode – todos localizados na região do Médio Vale do Itajaí. Conforme o professor José Mario Grzybowski, o interesse partiu das secretarias municipais de Saúde, por meio do comitê de combate à Covid-19 do consórcio de municípios. Ainda não há uma data definida para a aplicação, uma vez que os municípios ainda estão finalizando a compra dos testes. O apoio da UFFS aos municípios se dará nos mesmos moldes da pesquisa realizada em Erechim.

Por Assessoria de Comunicação/UFFS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais