Serginho sugere projeto que institui serviço de táxi para pessoas com necessidades especiais

Com o objetivo de proporcionar maior segurança e comodidade a quem mais necessita de cuidados, o vereador Serginho (PT) levou ao plenário, na sessão ordinária da última segunda-feira (1), a sugestão de um projeto de lei voltado às pessoas com necessidades especiais. Nele, o parlamentar explica a importância de se instituir em Erechim um serviço de táxi adaptado especificamente para estas pessoas, que costumam enfrentar diversos transtornos referentes à mobilidade. Após a leitura no plenário da Casa Legislativa, o pedido foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura Municipal.

Serginho recorda que a Constituição Federal estabelece como competência também dos municípios o cuidado com a saúde, assistência pública, proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência. “Precisamos adotar medidas que melhorem as políticas relacionadas ao bem-estar das pessoas com necessidades especiais, que cada vez mais exigem dos poderes uma mudança de atitude e ações”, explica o vereador, citando ainda a Lei 10.098/2000, que trata da acessibilidade. “A legislação é clara ao estabelecer normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e isso inclui os meios de transporte”, completa.

A adaptação de veículos para pessoas com necessidades especiais também é importante, conforme aponta Serginho, como forma de estimular a prática de outras atividades. “As pessoas que realmente necessitam de acessibilidade para se locomover acabam tendo uma carência bem maior à saúde, à cultura, ao turismo, ao lazer, à prática de esportes, à educação e ao trabalho, ficando cada vez mais excluída da vida em sociedade. É importante que se garanta o direito de ir e vir e o alcance da plena cidadania a essas pessoas”, afirma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais