Ciências Biológicas da URI promove palestra no Dia Internacional da Mulher

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Os Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), e o Mestrado em Ecologia da URI Erechim, promovem na próxima segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a aula inaugural com a palestra da professora Carolina Brito, do Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A palestra, a ser realizada de forma remota, terá como tema “Mulheres & Ciência: Porque precisamos mais das duas?” e vai destacar a luta das mulheres por maior espaço na vida profissional. Alguns aspectos sobre as conquistas das mulheres chamam atenção, segundo a palestrante. Elas são a maioria das formandas das universidades brasileiras e também a maioria das matrículas e conclusões nos ensinos fundamental e médio.

Apesar disto, há carreiras que se mantiveram como redutos masculinos. Este é o caso das áreas de ciências exatas e tecnológicas. Um dos aspectos que está no cerne do problema são os estereótipos de gênero aos quais as crianças são expostas desde muito jovens e estas percepções sobre carreira têm profundo impacto na distribuição do trabalho na sociedade.

A professora Carolina reforça que na sua apresentação irá discutir dados sobre o percentual de mulheres em carreiras científicas. O fato, segundo ela, é que o percentual delas diminui ao longo da carreira. Por isso, vai apresentar algumas causas destes fenômenos e as consequências de termos poucas pessoas em algumas áreas. Ela também irá apresentar algumas ações desenvolvidas para mudar este cenário.

A professora é pesquisadora do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com foco na área de mecânica estatística e coordena o “Programa Meninas na Ciência”, além de ser produtora e entrevistadora do Podcast “Fronteiras da Ciência”.

Por Assessoria de Comunicação 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.