UFFS abre inscrições para oficinas culturais gratuitas

No total, cinco temáticas serão abordadas. Programação terá também Orquestra de Concertos de Erechim e Companhia de Dança de Salão de Passo Fundo

A volta às aulas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, marcada para a segunda-feira (5), terá diversas atividades de recepção aos alunos calouros e veteranos. Vários cursos da Instituição estão preparando momentos específicos de integração. Além disso, a Universidade preparou, por meio do Setor de Produção Cultural do Campus, uma programação diferenciada para todo o ano. São oficinas e momentos de intervenção artística com temáticas variadas, acessíveis para toda a comunidade regional.

Os temas das oficinas vão desde meditação, yoga e teatro até artes marciais chinesas, entre outros. Em março, momentos culturais específicos contarão com performances de grupos como a Orquestra de Concertos de Erechim (OCE) e a Companhia de Dança de Salão Clube da Dança, de Passo Fundo. Todas as atividades são gratuitas.

Na UFFS, valorizar a diversidade cultural presente na Universidade e na comunidade regional é uma constante, que soma-se ao objetivo de inserir, junto à comunidade, os saberes produzidos através das diversas linguagens artísticas.

Confira abaixo a programação e participe! Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3321-7050 ramal 7097.

Oficinas

Vivências em Meditação e Yoga

Horário: 13h às 14h

Quando: 12 de março, 14 de maio, 16 de julho, 17 de setembro e 19 novembro

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrante: Maria Adriana Krucinski (Equilibrium Terapias)

Certificação para quem participar de, no mínimo, quatro encontros.

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão

A atividade busca introduzir o participante na prática da meditação e da yoga. As técnicas trabalham com exercícios que auxiliam na concentração e no combate à ansiedade e ao stress. Nesse sentido, a atividade busca ofertar um momento de pausa, introspecção e relaxamento na rotina de estudos e trabalho, propiciando que a volta aos afazeres diários seja mais tranquila e serena.

Inscrições: https://goo.gl/29MmmG

Descobrindo sua linguagem com o mundo através do sistema representacional

Horário: 12h30 às 13h30

Quando: 14 e 21 de março

Onde: Sala 302 do Bloco A

Ministrante: Elisabete Hammes

Certificação de 5h para quem participar dos dois encontros.

Os sistemas representacionais nos ajudam a compreender como um indivíduo constrói e representa o seu modelo de mundo, ou seja, como a pessoa é, seus padrões linguísticos e de comportamento, sentimentos e valores. Esses sistemas podem nos ajudar em diversos aspectos, como: estudar melhor; lembrar e aprender mais rapidamente; relacionar-se melhor com os outros; identificar e entrar no modelo de mundo dos outros; planejar-se e alcançar resultados mais rapidamente; mudar hábitos e comportamentos indesejados, etc.

Inscrições: https://goo.gl/KBP1Qc

Teatro na Escola: instrumentalização

Horário: 17h às 18h30

Quando: 16 e 23 de março, 6 e 13 de abril

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrante: Norberto Rodrigues

Público: professores e estudantes de Licenciaturas

Carga horária: 10h (atividade com certificação)

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão.

O teatro na educação apresenta-se como uma ferramenta importante para a formação comportamental. Por meio de jogos teatrais e do trabalho no palco, a criança e o adolescente aprendem a atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo, desenvolvendo aspectos como criatividade, coordenação, memorização e vocabulário. A oficina é voltada para professores, estudantes de Licenciaturas ou demais pessoas que atuam no segmento educacional, e objetiva instrumentalizar o público para o trabalho com o teatro na educação, que pode estar presente na escola desde as séries iniciais, ou mesmo em disciplinas específicas como matemática ou história.

Inscrições: https://goo.gl/hahbLR

Dança e Expressão Corporal

Horário: 17h15 às 18h45

Quando: 12, 19 e 26 de abril e 3 de maio

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrante: Carlos Oliveira

Certificação de 10h para quem participar de, no mínimo, três encontros.

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão.

A atividade, ministrada por Carlos Oliveira, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS e bacharel em Dança pela Unicamp, promove uma introdução ao contemporâneo por meio de movimentos de baixa dificuldade, que podem ser praticados por pessoas de diversas idades e condições físicas.

Inscrições: https://goo.gl/81Ldk2

Tai chi chuan e Qigong (práticas de relaxamento da medicina tradicional chinesa)

Quando: 11 e 24/05 e 7 e 13/06

Horário: 13h às 14h

Onde: Auditório do Bloco B

Ministrantes: Prof. Dionei Ruã dos Santos e Marco Aurélio Ballin

Certificação de 10h para quem participar de, no mínimo, três encontros.

Exigências: roupas leves, que permitam movimentar o corpo e deitar-se no chão

O Tai chi chuan é uma arte marcial chinesa, também reconhecida como uma forma de meditação em movimento. Qigong (chi kung) significa literalmente “trabalho sobre o sopro vital”. O termo pode ser aplicado a qualquer exercício para influenciar a circulação do sopro vital no corpo humano. Ambas as práticas de relaxamento da medicina tradicional chinesa serão trabalhas nesta oficina, que tem por objetivo ofertar à comunidade momentos de introspecção e autoconhecimento.

Inscrições: https://goo.gl/T4tnQf

Momentos culturais em março

Dia 5 (segunda-feira)

19h15 – Apresentação da Companhia de Dança de Salão Clube da Dança, de Passo Fundo.

Local: Auditório do Bloco A

A companhia, que trabalha com diversos estilos de dança (clássico, salão, zumba, dança do ventre, etc), apresentará uma coreografia construída para compor a comissão de frente de uma escola de samba.

Dia 7 (quarta-feira)

19h15 – Apresentação da Orquestra de Concertos de Erechim (OCE)

Local: Auditório do Bloco A

A orquestra, que tem como maestro e diretor artístico o músico Maurício Castelli, possui 65 anos de atuação e já formou centenas de músicos. A OCE apresentará na UFFS um espetáculo que incluirá a interpretação de músicas clássicas e populares.

Dia 20 (terça-feira)

13h e 19h – Intervenção teatral com os personagens Manfred Massembach e Guerta Massembach, com atores da Fundação Municipal de Cultura de Concórdia-SC.

Local: Auditório do Bloco B

Manfred Massembach e Guerta Massembach, dois personagens típicos alemães, contam suas histórias de vida, ao mesmo tempo que dão dicas de como encarar a vida acadêmica sem stress e com bom humor.

Dia 23 (sexta-feira)

19h – Show de Talentos da UFFS (música e dança)

Local: Escadaria do Bloco B

A atividade terá a participação de alguns estudantes artistas da UFFS. Será um momento de integração por meio da cultura e também um momento para informar aos ingressantes a respeito do Banco de Talentos da UFFS.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais