Seminário de Formação Continuada mobiliza professores da URI Erechim

 

A primeira semana de atividades letivas da URI Erechim, logo após o período de férias, foi marcada pela realização do Seminário de Formação Continuada. Foram dois dias de programação que envolveram todo quadro docente da Instituição.

            A iniciativa apresentou, através de palestras e oficinas, subsídios sobre os mais variados temas da educação. O evento foi aberto na segunda-feira, às 8h, com a conferência do Pró-Reitor de Ensino da URI, professor Arnaldo Nogaro, que falou sobre o ensino por competências.

No mesmo dia, o seminário reservou espaço para as seguintes oficinas pedagógicas: o uso de softwares na docência, com o professor Neilor Tonin; o ensino, a pesquisa e a extensão no currículo universitário, com Luci Mary Duso; a acessibilidade em sala de aula, com os professores Antônio Iponema Costa, Jacqueline Enricone e Andréia Ceni; como fazer a interdisciplinaridade, com a professora Márcia dos Santos Caron; planejamento de ensino e aprendizagem colaborativa, com a professora Franciele Fátima Marques; avaliação educacional, com o professor Arnaldo Nogaro; gestão da sala de aula, com os professores Felipe Biasus e Vera Anzolin; e as ferramentas do Google para o ensino/aprendizagem, com o professor Carlos Antônio da Silva.

Na terça-feira de manhã, 27 de fevereiro, o Seminário contou com a presença da professora Neusí Berbel, da Universidade Estadual de Londrina, que falou sobre os fundamentos e aplicações da metodologia da problematização. À tarde, a professora falou sobre as metodologias ativas para os professores ligados às áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Enquanto isso, os professores das áreas de Engenharias e Ciência da Computação, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias participaram de um encontro sobre metodologias ativas com o professor Adriano José Hertzog Vieira, da Universidade de Passo Fundo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais