Pelo bem dos filhos e da relação familiar, pais devem impor limites desde cedo

Projeto Pais na Escola do Colégio Franciscano São José promove palestra para discutir “A família e os dilemas da atualidade”

Educar os filhos é uma tarefa complicada, sem dúvida. Para dirimir uma série de dúvidas a respeito da criação, o grupo Projeto Pais na Escola do Colégio São José promoveu na noite de terça-feira, 31, no Ginásio do Colégio, palestra com o tema ‘A Família e os dilemas da atualidade’.

Durante cerca de duas horas, a psicóloga com formação em Terapia Familiar, Andiara Roma do Amarante, e a psicopedagoga e jornalista, Aline de Morais Lara, trataram do tema e responderam a questionamentos apresentando uma série de instruções, estatísticas e dicas – tanto para pais de primeira viagem, quanto para aqueles mais experientes.

Em essência, porém, uma coisa ficou clara: além da persistência, criatividade e determinação, impor limites é algo imperioso para o desenvolvimento da criança e a qualidade de vida do próprio casal.

Conforme Andiara, é na infância que o filho deve ouvir, dentro de casa, o ‘não’ – elemento que moldará o seu caráter, a partir da identificação do que é certo e errado. ‘Se os pais não darem limites aos filhos, é grande a chance de que outras instâncias se encarrem disso, no futuro’, observa a psicóloga.

Na mesma linha de raciocínio, a psicopedagoga Aline de Morais Lara reforçou a importância do atento acompanhamento, por parte dos responsáveis, do conteúdo que as crianças tem acesso na internet – passando dos sites aos quais acessam, até o uso das redes sociais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais